quinta-feira, 25 de maio de 2017

Despesas operacionais da frota marítima mundial ultrapassam US$ 100 milhões pela primeira vez na história

         As despesas operacionais (OPEX, ou despesas na manutenção e melhoria de equipamentos) da frota marítima mundial acabam de ultrapassar os US$ 100 mil milhões (89,1 mil milhões de euros) pela primeira vez, superando os 87,3 mil milhões de euros do último ano. A informação foi divulgada pelo World Maritime News com base em dados da consultora de serviços marítimos Clarksons Research.
          Segundo o jornal, os salários das tripulações continuam a ser a maior parcela da despesa (38,8 mil milhões de euros), distribuída por 1,4 milhões de tripulantes em todo o mundo. As comissões de gestão ocupam a segunda posição, com 8,2 mil milhões de euros, seguidas sucessivamente pelas parcelas das reparações (6,8 mil milhões de euros), sobressalentes (6,2 mil milhões de euros) e abastecimento e lubrificantes (4,4 mil milhões de euros).
          Os dados da Clarksons referem também despesas de 4,1 mil milhões de euros em seguros, 3,4 mil milhões de euros em protecção e indemnizações e 2,8 mil milhões de euros em provisões. São ainda mencionados 3 mil milhões de euros em diversos e 6,1 mil milhões de euros noutras despesas com tripulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário