sexta-feira, 5 de maio de 2017

Codesp substitui diretor de Operações Logísticas do Porto de Santos

         O gestor de Tecnologia da Informação (TI) Carlos Henrique de Oliveira Poço (foto)
assumiu o cargo de diretor de Operações Logísticas do Porto de Santos nesta semana, depois de um mês de especulação. Ele substituiu o engenheiro Celino Ferreira da Fonseca. Os motivos da troca não foram divulgados pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
         A saída de Celino do quadro de diretores da Codesp era esperada desde o início do mês passado. Acreditava-se que ela ocorreria na sessão mensal do Conselho de Administração (Consad) da empresa – a nomeação dos diretores (exceto do diretor-presidente) é uma prerrogativa do órgão. Mas o Consad se reuniu na semana passada e não tratou da questão.
         A decisão só foi tomada na última terça-feira. Por volta das 17 horas, o diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva, recebeu um ofício do presidente do Consad, Alber Furtado de Vasconcelos Neto, determinando a troca.
         Em uma manobra inédita na história recente da Codesp, Vasconcelos nomeou Poço sem realizar uma reunião com os demais conselheiros administrativos. No ofício enviado a Oliva, ele explicou que a medida será referendada pelos demais integrantes do Consad na próxima reunião, no fim do mês.
         A posse ocorreu às 10 horas, no prédio da presidência da Docas, com a participação de diretores, assessores da presidência e superintendentes da empresa. Celino da Fonseca não estava.  Na sessão, Oliva agradeceu o trabalho de Celino e desejou sucesso a Poço. Depois, dirigindo-se aos presentes, afirmou que “ainda teremos, ao longo deste mês, mais fortes emoções. Vamos aguardar o Planalto”.
         Questionado sobre as “fortes emoções” citadas, o presidente disse que se referiu a mudanças que estão ocorrendo no Governo. Sobre o motivo da saída de Celino e se haveria mais alterações na diretoria, afirmou não saber.
         Com 39 anos, Carlos Henrique Poço trabalha na Codesp desde o ano passado, quando foi contratado por Celino da Fonseca para assumir a Superintendência de Tecnologia da Informação, da Diretoria de Operações Logísticas. No novo cargo, afirmou que pretende ampliar o papel da TI no Porto, digitalização processos da empresa e serviços.
         Em entrevista no final da tarde, o agora ex-diretor da Codesp Celino da Fonseca considerou sua saída da empresa “normal”, mas citou que havia “descontentamentos” – sem explicar quem estaria descontente e os motivos para isso. O engenheiro negou que a substituição tenha motivos políticos, mas não informou a causa da mudança. “Isso era para ocorrer na semana passada (na reunião do Consad), mas a ordem só saiu ontem. De qualquer forma, não houve brigas. Todos me querem bem na Codesp”. Sobre sua ausência na cerimônia da manhã, Celino disse que ela “foi marcada em cima da hora e já tinha um compromisso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário