quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Wilson Sons Agência Marítima realiza primeiro embarque de soja pelo Porto de Santana

         A Wilson Sons Agência Marítima participou do primeiro embarque de soja realizado no Porto de Santana, no Amapá, principal porta de entrada e saída de cargas da região amazônica. Foram carregadas 25.121 toneladas de soja. A operação foi contratada pela companhia anglo-suíça Glencore e carregada pela Cianport (Companhia Norte de Navegação e Portos), empresa de logística com atuação em portos, modais e frotas fluviais.
         “Para a Wilson Sons, o atendimento deste primeiro embarque de grãos no Porto de Santana é muito importante, pois, com a nossa estrutura de agenciamento, conseguimos atender os nossos clientes em diversos portos, se utilizando da expertise local, aliada ao conhecimento dos especialistas de cada segmento do Grupo”, relatou Victor Barbosa, gerente comercial da Wilson Sons Agência de São Paulo e Região.
         Neste primeiro embarque de soja, a carga ainda está sendo transportada de Miritituba, no Pará para o terminal amapaense pelo modal rodoviário. Mas a expectativa é de que em breve a maior parte da carga seja transportada nesse trecho pelo modal fluvial.
         Atualmente, a Cianport conta com três silos com capacidade para 18 mil toneladas cada, com outros três em processo de construção. A expectativa de recebimento diário de soja é de 500 toneladas, com o trânsito da carga sendo operado em barcaças. Estima-se que o movimento anual do terminal some 1,8 milhão de toneladas a partir de 2017.
         O projeto da Cianport, com estruturas portuárias também em Miritituba, além do Porto de Santana, pretende oferecer uma solução da redução de custos no transporte de comoditties – soja e milho – a partir do médio norte de Mato Grosso, utilizando o vetor de exportações do Arco Norte. Com isso, o empreendimento inaugurará uma nova matriz multimodal.

         O terminal de grãos oferecerá uma estrutura de silos com capacidade total de armazenagem para 54 mil toneladas de grãos, além de descarregador de barcaças, esteiras transportadoras, e balança de fluxo e expedição, permitindo o carregamento de navios com capacidade até 55 mil toneladas.

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