sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Bolsas asiáticas fecham em baixa após teste nuclear da Coréia do Norte

         As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (9), após a Coreia do Norte realizar um novo teste nuclear e o Banco Central Europeu (BCE) decidir manter sua política monetária inalterada, fatores que pesaram no sentimento dos investidores da região.
         A Coreia do Norte confirmou nesta sexta-feira a realização de um quinto teste nuclear, após um tremor de magnitude 5,3 ter sido detectado no país. O teste foi realizado apenas horas depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, encerrar uma viagem pela China e Laos.
         Antes disso, a manutenção da política monetária do BCE, anunciada ontem, já vinha comprometendo a disposição por tomada de risco na região asiática.
         Entre os mercados chineses, o índice Xangai Composto recuou 0,55%, a 3.078,85 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,7%, a 2.035,02 pontos. A taxa anual de inflação ao consumidor da China desacelerou pelo quarto mês consecutivo em agosto, para 1,3%, de 1,8% no mês anterior, segundo dados oficiais publicados durante a madrugada.
         Já em Tóquio, o Nikkei fechou praticamente estável, com alta marginal de 0,04%, a 16.965,76 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 1,25% em Seul, a 2.037,87 pontos, o Taiex registrou perda de 1,06% na bolsa taiwanesa, a 9.164,88 pontos, e o filipino PSEi teve baixa de 1,11% em Manila, a 7.581,79 pontos. Na Coreia do Sul, o BC local decidiu manter sua taxa básica de juros em 1,25% pelo terceiro mês consecutivo.
         O Hang Seng destoou do restante da Ásia e subiu 0,75% em Hong Kong, a 24.099,70 pontos, após seguradoras chinesas receberem autorização para investir em ações negociadas em Hong Kong por meio de uma ligação com Xangai. O aval veio menos de um mês depois do anúncio de uma parceria operacional entre as bolsas de Hong Kong e de Shenzhen, que deverá ser lançada ainda este ano.
         Na Oceania, a bolsa australiana foi igualmente pressionada pelas notícias da Coreia do Norte e do BCE. O S&P/ASX 200, que reúne as ações mais negociadas em Sydney, caiu 0,9%, a 5.339,20 pontos, encerrando o pregão no menor nível desde 11 de julho. (imagem de Pyongyang, capital da Coréia do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário