quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Superintendência do Porto de Rio Grande vai realizar audiência pública para debater novo pier multiuso



         A Superintendência do Porto do Rio Grande realizará, em outubro, audiência pública para debater o novo píer multiuso que deve ser instalado no Superporto, parte do complexo portuário gaúcho. O novo local de atracação terá preferência para embarcações de Gás Natural Liquefeito e será integrado a outros projetos que podem ser instalados na cidade.
          O projeto foi apresentado à imprensa nesta quinta-feira, 22, pela empresa Regas Brasil Sul S/A e a Suprg. O píer será multiuso conforme o Plano Diretor do Porto e consiste na construção de uma ponte de acesso, plataforma de operação e, quatro dolfins de amarração. 
         A área terá 447m² sobre a terra e mais três mil metros quadrados sobre o canal. A obra deve durar 15 meses, da licença de instalação até a licença de operação. Devem ser gerados 138 empregos diretos e 600 indiretos durante o processo. O custo total do empreendimento será de R$ 67 milhões que quando concluído será repassado para administração da Suprg.
         “Será um novo berço de atracação para o complexo portuário que ajudará a aumentar a movimentação do complexo dando preferência a um segmento de produto novo, não somente para o Porto, como também para todo o Estado já que a interligação desse píer com projetos como o da Usina Termoelétrica, que deve ser implantada na cidade, garantirá uma condição única a Rio Grande", ressaltou o superintendente do Porto. "Só no caso da usina poderemos gerar cerca de 30% da energia consumida no Estado”, afirmou.
        O novo píer ficará localizado entre os terminais da Braskem e da Transpetro, na área do Superporto. A equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança distribuirá nos bairros adjacentes ao complexo portuário um folder explicativo sobre o projeto para antecipar informações e garantir o debate sobre o projeto na audiência pública.
        A audiência será realizada dia 20 de outubro, no auditório do Centro de Convívio Meninos do Mar às 19 horas, em Rio Grande. “A audiência pública irá tratar a respeito do projeto do novo píer, que está com seu estudo de impacto ambiental disponível para consulta da comunidade em meio físico e on-line”, relatou o advogado da Regas, Celso Silva. O Estudo encontra-se disponível no site da Superintendência do Porto do Rio Grande de forma digital e também na Biblioteca Riograndense em formato físico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário