quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Governo norte-americano autoriza Boeing a vender 80 aviões para a Iran Air

         A Boeing recebeu aval do governo norte-americano para vender aviões novos ao Irá, algo inédito desde a Revolução Islâmica de 1979. A aprovação veio em forma de licença e é relativa a um pedido estimado em US$ 25 bilhões feito pela Iran Air em junho último à fabricante.
         Segundo a Boeing, as duas companhias haviam assinado um protocolo à espera da decisão final das autoridades de Washington. "Recebemos licença e continuamos as negociações com a Iran Air", explicou o porta-voz da indústria, Marc Sklar.
         O acordo com a transportadora iraniana envolve 80 aeronaves dos modelos 737 Max, 300 ER e 900. Caso a Boeing queira vender mais 80 aviões, notícia que foi revelada por fontes, mas não confirmada pela fabricante, ela terá de solicitar outra licença.
       A negociação que está sendo concretizada chegou a ser ameaçada em julho quando o Congresso dos Estados Unidos adotou uma série de medidas proibindo as grandes instituições financeiras de conceder linhas de crédito para qualquer compra de aviões comerciais que pudessem ser usados com fins militares. A Airbus, principal concorrente da Boeing, igualmente recebeu, nesta semana, autorização para a venda de 118 aeronaves para os iranianos.
         Os dois grandes fabricantes mundiais de aviões de passageiros e cargas de médio e grande porte, responsáveis por abastecer mais de 90% do mercado global, puderam iniciar as negociações com Teerã a partir do acordo sobre o programa nuclear do país, firmado em 2015 com as potências ocidentais. O acordo suavizou o embargo econômico contra a República Islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário