quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MAN apresenta caminhões com tecnologias sustentáveis na mostra IAA de Hanover, Alemanha



         A MAN Latin America, fabricante mundial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou seus veículos aos visitantes do IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo, tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela engenharia brasileira. Foram mostrados modelos com foco em tecnologia e conectividade que partiram da fábrica de Resende (RJ) para o salão em Hannover, na Alemanha, para um público oriundo das mais diversas partes do mundo. Confira e conheça as atrações no vídeo: https://vimeo.com/184849145
         O VW Constellation 24.280, favorito do transporte brasileiro há oito anos ininterruptos, desembarca na Alemanha equipado com kit GNV. O protótipo tem estimadas baixas de 20% nas emissões de CO2 frente aos motores diesel. Com autonomia de até 200 quilômetros, o sistema de armazenagem de gás natural não altera a capacidade de carga útil, a mesma para a versão a diesel, podendo levar até 10 pallets de 1.250 quilos, o equivalente a cerca de 9.400 garrafas, no caso do transporte de bebidas, por exemplo.
        Dentre as principais especificações técnicas do modelo estão motorização MAN E0836 280 cavalos, transmissão manual de seis velocidades e a já consagrada tecnologia Smart Ratio, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, que torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.
       Outro craque presente no estande é o VW 25.420 8x2 série Prime, que celebra os dez anos de lançamento da linha Constellation, a favorita no mercado brasileiro. Com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissão automatizada V-Tronic e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade mundialmente conhecidas da marca Volkswagen, o modelo em exposição enfoca o meio ambiente.
        O mais potente veículo da gama Volkswagen Caminhões é equipado com motor Cummins ISL 9 litros, com 420 cavalos de potência e 1.850 Nm de torque. Uma das maiores vantagens do modelo é justamente seu peso reduzido, o que proporciona capacidade de carga extra de 1 tonelada na  comparação com seus principais concorrentes. O modelo é equipado com caixa automatizada V-Tronic ZF de 16 marchas, o que contribui substancialmente para reduzir o consumo de combustível, ampliar a produtividade e rentabilidade da operação.
       O transporte de passageiros também marca presença no IAA e desembarca com uma solução bem brasileira: o VW Volksbus 18.280 OT LE preparado para diesel de cana-de-açúcar. O chassi, equipado com suspensão pneumática integral, motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido para rodar com combustível renovável que reduz em 30% a 70% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e materiais particulados. O rendimento do motor é outro destaque: os ganhos chegam a 5%. O VW Volksbus 18.280 tem capacidade para 40 passageiros. O chassi pode receber carrocerias de até 13,2 metros e é ideal para o transporte urbano.

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