terça-feira, 13 de setembro de 2016

Pacote de Temer confirma privatização dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza

         Os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis foram confirmados há pouco no novo programa de concessões do governo federal chamado de Crescer. Ficou definido que os editais para passar à iniciativa privada os terminais devem ser lançados no quarto trimestre do ano, com leilão projetado para o primeiro trimestre de 2017.
         O pacote incluiu os terminais de combustíveis de Santarém (PA) e de trigo do Rio de Janeiro. Os integrantes do PPI (Conselho don Programa de Parcerias de Investimentos explicaram que vão discutir também a prioridade para concessões em outras áreas de infraestrutura, mudanças regulatórias e venda de ativos.
         Mas já ficou definido que serão ofertados trechos rodoviários das BRs 364 e 365, entre Goiás e Minas Gerais. Outras concessões envolverão a ferrovia Norte-Sul, que passará por São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, a chamada Ferrogrão, que integrará o Mato Grosso e o Pará, e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia.
         Neste ano ainda deve ser lançado o edital da quarta rodada de licitações de campos marginais de petróleo e gás natural, sob o regime de concessão. No ano que vem está prevista a 14ª rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural sob o regime de concessão e a segunda rodada de licitações sob o regime de partilha de produção, todos para o ano que vem.
         A partir de agora, os editais de concessão só serão lançados depois de passar pelo debate público e obter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). Outra mudança é que os editais serão publicados em português e inglês, para atrair investidores estrangeiros. O prazo mínimo do edital vai aumentar para cem dias, para permitir que um número maior de investidores se prepare para participar das concessões.
         Segundo o governo, o Crescer oferece à iniciativa privada projetos técnica e economicamente factíveis, elaborados para melhorar a qualidade do serviço prestado. Também é objetivo do programa a geração de empregos e a retomada do crescimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário