sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Terminal de Suape registra crescimento de 87% nas operações de petróleo de janeiro a julho

         O Porto de Suape (PE) registrou crescimento significativo na movimentação de petróleo nos primeiros sete meses de 2016. O volume alcançou 2,7 milhões de toneladas de janeiro a julho desse ano, chegando a 2,7 milhões de toneladas. A alta representou expansão de 87,35%  no período em relação aos mesmos meses de 2015, quando foram operadas 1,4 milhão de toneladas.
         O petróleo que chega a Suape tem como destino a Refinaria Abreu e Lima, que vem aumentando sua capacidade de processamento de barris de petróleo por dia (bpd), atingindo o marco de 100 mil barris de petróleo processados diariamente, o que inclui um novo recorde registrado em julho de 2016. De acordo com o complexo, só neste mês, foram processados o total de 3,07 milhões de barris, carga 4,6% superior ao recorde de maio de 2016 (2,94 milhões de barris).
         Cale ressaltar que todo o produto chega por meio da navegação por cabotagem, vindo de campos de extração (Bacias Petrolíferas) do Espírito Santo, do Rio Grande do Norte, de Santos e de terminais nestas áreas que extraem de terra também.
         No ranking nacional, em comparação com os portos públicos nacionais, Suape mantém uma boa margem. O porto do Rio Grande (RS), por exemplo, movimentou, de janeiro a julho de 2016, 363 mil toneladas de petróleo, ficando em 2º lugar, seguido pelo porto de Fortaleza (CE), que movimentou 249 mil toneladas do produto. O porto de Santos está em 5º lugar no ranking nacional com 81 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário