quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Porto de Sines quer se consolidar como um dos mais importantes da Peninsula Ibérica

           O Governo português nomeou José Luís Cacho para presidir o novo Conselho de Administração dos Portos de Sines (foto) e do Algarve. A escolha foi bem recebida pela Associação dos Portos de Portugal (APP).
          O novo titular substituiu João Soares Franco, e já comandou os terminais de Aveiro e da Figueira da Foz. Uma das suas missões será consolidar o Porto de Sines como um dos mais importantes da Península Ibérica.
          Segundo a APP, “José Luís Cacho conta com uma vasta experiência neste setor. Para além dos portos referidos (que têm gestão comum), ele presidiu à Associação dos Portos de Portugal (APP) entre 2010 e 2013, tendo participado na fundação da APLOP (Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa), e sido o seu primeiro presidente, de 2011 a 2013,” explicou a entidade em nota.
            Em entrevista coletiva, Soares Franco relatou que vai deixar a Administração dos Portos de Sines e do Algarve com “enorme solidez financeira”. O ex-presidente afirmou que Sines tem “um volume de negócios de 45 milhões de euros, um resultado líquido, no final deste ano, de 18 milhões e quase 40 milhões em caixa”.
           O Porto de Sines vem crescendo ano a ano e em 2016 deverá atingir um total de 48,4 milhões de toneladas de carga movimentada. Com esse volume, alcançará o terceiro lugar entre os maiores portos da Península Ibérica, que é ocupada por Portugal e Espanha, que juntos têm um PIB de US$ 2 bilhões. Além disso, por sua posição geográfica estratégica, os terminais da região servem de porta de entrada e saída de produtos para outros países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário