quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Governo do Peru anuncia grandes investimentos nos sistemas portuário e ferroviário do país

            O presidente da APN (Autoridad Portuaria Nacional de Perú), Edgar Patiño, afirmou que a chave para o desenvolvimento e melhoria da competitividade do país passa por grandes investimentos em infraestrutura até 2021. Ele conclamou a união dos setores público e privado, além da participação de capitais estrangeiros, na busca desse objetivo.
            O executivo apresentou as principais metas do governo para aprimorar sua infraestrutura durante seminário em Lima. Falou sobre os projetos de conexão de vias e plataformas logísticas que contribuirão para o desenvolvimento do sistema logístico nacional. Segundo ele, as vias multimodais facilitarão o crescimento econômico do Peru, cuja oferta de exportações tem se diversificado nos últimos anos.
             Patiño disse que "a maior diversidade de oferta de produtos deve ser acompanhada de obras que assegurem a interconexão, para assegurar que o produtor tenha por onde escoar seus produtos até o mercado final".
          Sobre o desenvolvimento portuário, assinalou que os próximos projetos envolvem a modernização dos portos de Ilo, Ica, Salaverry, La Libertad e Chimbote e os terminais portuários de Pucalpa (foto) e Ucayali. O dirigente destacou que a ampliação do Canal do Panamá favoreceu o Peru em termos de custos. "Agora podemos ver navios maiores cruzando o istmo, com capacidade de até 13 mil teus, que poderão operar nos portos peruanos", ressaltou.
            O presidente da APN informou que 80% a 90% das exportações peruanas saem pelos portos do país. "Se tivermos um sistema intermodal melhor, os custos do comércio exterior diminuirão, aumentando a competitividade do país", argumentou. "Sem o aperfeiçoamento da infraestrutura não adianta aumentar a produção", esclareceu.
           O executivo lembrou que o presidente do Peru, Pedro Kuczynski, viajou a China esta semana a fim de captar recursos para aplicar nestas obras, com destaque para o sistema ferroviário. "O desenvolvimento do modal ferroviário é fundamental para a logística do país, integrando-se aos demais modais", acrescentou Patiño.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário