terça-feira, 27 de setembro de 2016

Terminal Santa Clara é reativado e deve movimentar inicialmente 50 mil contêineres por ano

      
A Wilson Sons e a Braskem promoveram nesta terça-feira, 27, a reinauguração do Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, região metropolitana de Porto Alegre (RS) e que deve movimentar inicialmente 50 mil contêineres de cargas, originárias de uma área num raio de cerca de 110 quilômetros do complexo portuário. "Estamos trazendo o Porto de Rio Grande para o Centro do Estado e não apenas levando cargas para lá", afirmou o presidente do Tecon Rio Grande e do Contesc, denominação do novo empreendimento, Paulo Bertinetti.
         "O Contesc é uma iniciativa que objetiva a manter cargas no Estado, evitando que acabem indo para portos de outras regiões", defendeu o executivo. Segundo ele, Santa Clara conta com toda a estrutura de um terminal marítimo, podendo atender qualquer tipo de produto. "Fizemos um estudo de mercado que apontou para um potencial de mais de 110 mil teus que podem ser carregados pelo Terminal", revelou Bertinetti.
         O serviço começa com uma embarcação da Navegação Guarita, com capacidade para 170 teus. No início de 2017, entra a segunda, de porte semelhante, e em seguida uma terceira, cuja capacidade ainda não foi definida, podendo, inclusive, ser maior. "E estamos abertos a parcerias com outras empresas", garantiu o presidente do Tecon Rio Grande, deixando a porta aberta para a participação de outras companhias do segmento.
        A linha terá, numa primeira fase, oito escalas mensais, em Rio Grande e Santa Clara. Entre os produtos que serão carregados, constam resina, frango congelado, aço, fumo, couro, máquinas móveis e madeira. O complexo empregará 40 pessoas e recebeu investimentos em equipamentos e benfeitorias. "Mas, o mais importante não são os valores aplicados e sim a ideia de fortalecer a hidrovia gaúcha e proporcionar ao mercado uma alternativa importante de transporte", argumentou Bertinetti.
         O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, presente na cerimônia de reabertura do Terminal, comemorou a iniciativa. "É um exemplo para outros empreendedores, que deve estimular novos investimentos na hidrovia, que passa a ostentar um avanço significativo", ressaltou.  "Santa Clara passa a ser uma alternativa para a redução de custos e a melhoria nas operações", acrescentou.
        O diretor-presidente do Grupo Wilson Sons, César Baião, considerou "o projeto viável e capaz de atender a demanda do mercado gaúcho". O diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarsky, lembrou que "esse empreendimento permitirá ao produtor ter seus custos reduzidos". Já o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westhpalen, frisou que "o uso da hidrovia, com o ressurgimento do Terminal Santa Clara, oferece um caminho mais seguro, eficiente e menos poluente na movimentação de cargas e ainda contribuirá para tirar das rodovias milhares de caminhões".
         O Tecon Rio Grande e o Terminal Santa Clara vão operar de forma integrada. Os carregamentos em Triunfo serão feitos em embarcações menores já que a hidrovia não permite o acesso de navios de grande porte, e enviados para o porto marítimo, onde serão embarcados em navios maiores, de longo curso e cabotagem. "É um projeto estratégico para o Estado. Passamos a ter um modal no qual conseguiremos criar melhorias, alavancar projetos logísticos com diminuição de custos, eliminar riscos de acidentes e avarias e reduzir um grande percentual de emissão de gases", finalizou Paulo Bertinetti.

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