quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ventos provocam fechamento da Barra de Rio Grande e interrompe entrada de navios no porto

         A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul determinou o fechamento da Barra de Rio Grande para movimentação de navios por causa dos ventos do quadrante sul, que atingiram velocidade de até 90 quilômetros na madrugada desta quarta-feira. A decisão também interrompeu o tráfego de lanchas e barcas que fazem a travessia do Canal Miguel da Cunha, na ligação São José do Norte/Rio Grande.
        A entrada e saída de embarcações seguia interrompida na manhã desta quinta-feira. Já o transporte hidroviário das lanchas, entre as cidades de Rio Grande e São José do Norte, foi liberado às 18h de ontem, apenas para as balsas de passageiros. As de veículos seguiu interrompida. 
         Centenas de pessoas que utilizam esse sistema de transporte para trabalhar, estudar ou por outros interesses, tanto em São José do Norte como em Rio Grande, deixaram de fazer a travessia. O mesmo ocorreu com o transporte de veículos, inclusive, com caminhões de abastecimento, com cargas perecíveis que tiveram de permanecer nas filas à espera das condições para o funcionamento das barcas.
         A determinação tomada pelo comandante da Capitania dos Portos, capitão de Mar e Guerra José Vicente de Alvarenga Filho, teve por base o ciclone extratropical, cujo centro se encontra no Oceano Atlântico, na altura da costa uruguaia, gerando ventos de até 90km/h.
         A CPRS também emitiu alerta de mau tempo às Colônias de Pesca, Marinas e Iate Clubes, para que as embarcações não navegassem em virtude dos fortes ventos previstos.
        “infelizmente, esta situação gera transtornos, entretanto é preciso respeitar a natureza. Interrompemos a travessia no porto e hidroviárias, para garantir a segurança das pessoas e prevenir acidentes”, explicou o comandante Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário