quinta-feira, 21 de julho de 2016

Suprg volta a negar fechamento do acesso ao Porto de Rio Grande


          A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), em resposta a manifestações nos veículos de comunicação regionais e estaduais, especialmente do Grupo RBS, sobre um suposto “fechamento do Porto”, emitiu nota esclarecendo que “em nenhum momento, o Porto do Rio Grande esteve fechado nos últimos dias. O que ocorreu foi a impraticabilidade da Barra do Rio Grande, o que torna inviável a entrada e saída de navios pelo canal de acesso ao Porto”.
         Segundo a nota, os navios que já estão atracados não precisam parar suas operações. Ou seja, mesmo com o canal impraticável, a operação portuária segue de forma normal. A Suprg argumentou que esse tipo de situação acontece há mais de 40 anos no porto local sem causar problemas. Notícias sobre o fechamento já haviam sido publicadas, e desmentidas, há menos de um mês.
         A Suprg esclareceu também que, por muitas vezes, a impraticabilidade por mais de 24 horas não prejudica o andamento da atividade portuária, já que os navios, para utilizarem o canal, precisam já ter concluído suas operações (carga ou descarga), e as escalas precisam ser respeitadas.
          "A impraticabilidade da Barra do Rio Grande não é um fenômeno estranho ao complexo portuário, e os protagonistas que realizam movimentações por Rio Grande já têm em seus planejamentos a possibilidade dos momentos de canal inoperante”, explicou a nota.
         “A divulgação de um suposto 'fechamento' do Porto não somente é considerado tecnicamente errado, como também traz graves prejuízos à imagem do complexo, visto que, quando mal interpretada, pode passar a ideia de um Porto inoperante. As operações portuárias são essenciais e fundamentais para o Estado do Rio Grande do Sul como motor de exportação e importação de produtos, como também gerador de emprego e renda", concluiu a Suprg. (Fonte: Jornal Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário