quarta-feira, 27 de julho de 2016

Calçado brasileiro participa com nove marcas da Colombiamoda, em Medellín


         O calçado brasileiro está bem representado, com nove marcas na Colombiamoda, plataforma comercial que vai até o dia 28 de julho em Medellín, Colômbia. São a Beira Rio Conforto, Vizzano, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Pampili, Amazonas, Luz da Lua e Anzetutto, que participam da semana de moda da mostra com o apoio do Brazilian Footwear, programa mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
          “O primeiro dia da Colombiamoda foi bastante movimentado. Nossos expositores estão recebendo clientes de diferentes partes da Colômbia e também de outros países vizinhos”, avaliou Maria Patrícia de Freitas, analista de Promoção Comercial da Abicalçados. Ela destacou o trabalho de matchmaking contratado pelo Programa, que busca compradores para cada empresa de acordo com o perfil de produto. “Essa ação tem sido bem efetiva, uma vez que levamos para as marcas importadores que estão buscando exatamente o produto ofertado por cada uma delas,” disse.
          Por todo seu perfil de moda e tendências, a semana de moda de Medellín foi um cenário perfeito para o Photocall (foto). Um dia antes da Colombiamoda abrir suas portas, o Brazilian Footwear convidou a imprensa e os formadores de opinião para um evento para produção de fotos e vídeos de moda. Durante todo o dia, os convidados puderam montar looks para suas publicações com calçados das marcas brasileiras. “Tivemos a presença de bloggers, jornalistas e formadores de opinião de relevância no mercado de moda colombiano. Eles ficaram encantados com as tendências do Brasil e com toda a produção de moda do Photocall. Com certeza teremos resultados de imagem muito satisfatórios”, contou Alice Rodrigues, analista de Promoção de Imagem da Abicalçados.
          Em paralelo ao Photocall, os expositores do Brasil se reuniram para o Seminário Preparatório. O evento teve como palestrantes Laura Acuña, diretora de compras da rede de lojas Cueros Velez, e a blogueira Catherine Villota, do Fashion Radicals. Laura Acuña abriu os trabalhos falando como a Cueros Velez faz suas compras. No segmento de calçados, eles buscam especialmente produtos femininos – os demais eles próprios produzem. “Temos encontrado no Brasil, a expertise e a qualidade que buscamos. Além disso, estamos buscando parceiros para fazer um trabalho de design colaborativo”, elogiou Laura. A executiva salientou que a maior importação vem do Brasil, seguido da China, que somam juntos 20% de produtos importados pelo grupo. “Estamos trabalhando com as empresas brasileiras desde 2011 e esperamos comprar cerca de 160 mil pares de calçados este ano,”contou.
          Logo após, a blogger Catherine Villota apresentou o perfil do consumidor de moda colombiano. Segundo a formadora de opinião, existem sete tendências para repensar a relação entre a indústria e os consumidores. A primeira citada por ela foi o perfil do consumidor mais individual, que estão perdendo a vergonha e deixando de ser tão tradicionais. O segundo ponto levantado foi a mudança dos canais de compra, seguida da tecnologia aplicada somente para os mais jovens. “Os consumidores mais maduros sentem que tem menos oferta se comparado com os jovens”, pontuou. Catherine seguiu elencando as tendências, citando que hoje as marcas precisam solucionar os problemas dos clientes, que também estão mais conscientes, buscando produtos sustentáveis e que tenham preocupação ambiental. Os últimos três pontos levantados pela blogger foram: um colombiano mais moderno e criativo, o consumo premium e a chegada das marcas de luxo no país. “Nosso consumidor está antenado às tendências internacionais, está globalizado e busca produtos com valor agregado e com um bom custo-benefício”, informou Catherine.





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