segunda-feira, 25 de julho de 2016

Bolsas da Europa operam em alta por causa de indicadores positivos da economia alemã

         As bolsas europeias operam na maioria em alta na manhã desta segunda-feira (25), com foco em notícias de empresas. Além disso, um indicador na Alemanha veio melhor que o esperado, o que beneficia Frankfurt. Investidores ainda se preparam para algumas decisões importantes de bancos centrais nesta semana, entre eles o da Rússia e o dos Estados Unidos.
         O Morgan Stanley informou nesta segunda-feira que esta semana será a mais movimentada da atual temporada de balanços na Europa, com resultados de 205 empresas. O analista Matthew Garman disse, em nota, que, levando-se em conta 130 companhias que já divulgaram seus números relativos ao segundo trimestre, 35% delas superaram as expectativas, enquanto 28% tiveram resultado abaixo do esperado. O quadro até agora é, segundo Garman, um pouco melhor que o visto no primeiro trimestre.
         Também hoje, a companhia aérea irlandesa Ryanair subia 5,91%, após a empresa reafirmar sua meta de resultados para este ano e registrar um aumento de 4% em seu lucro relativo ao primeiro trimestre. Ainda assim, a Ryanair disse que há fatores que podem afetar negativamente os resultados no restante do ano, entre eles os impactos da saída do Reino Unido da União Europeia.
         Outra empresa em foco hoje era a Ericsson. As ações da companhia sueca de equipamentos de telecomunicações ganhavam 3,91%, após a notícia de que Hans Vestberg está deixando o posto de executivo-chefe imediatamente. Neste mês, a empresa teve uma queda de 24% em seu lucro no primeiro trimestre e anunciou mais medidas de cortes de custos.
         Na Alemanha, o índice IFO de sentimento das empresas caiu de 108,7 em junho para 108,3 em julho, segundo o instituto que realiza a pesquisa. Apesar da queda, o resultado veio melhor que a expectativa de 107,5 dos analistas, o que agradou o mercado acionário alemão.
         Na Itália, Banca Monte dei Paschi di Siena caía 7,44%, mesmo após o ministro das Finanças do país dizer que investidores avaliam a possibilidade de um resgate para os bancos italianos.
Na semana, há expectativa pela decisão do Banco Central da Rússia, na sexta-feira. Antes, na quarta-feira, o Federal Reserve, o banco central norte-americano, realiza reunião de política monetária. Investidores pelo mundo aguardam qualquer sinal sobre os próximos passos do gradual aperto monetário nos EUA.
         O petróleo opera em queda na manhã desta segunda-feira, diante de uma perspectiva pior para a oferta e a demanda pela commodity. Com isso, entre as petroleiras, Total caía 0,12% em Paris e BP recuava 0,95% em Londres. Entre as mineradoras, o cobre apoiava as ações, com a expectativa entre investidores de que a China possa lançar mais estímulos. Glencore subia 0,95%, Anglo American avançava 1,15% e Antofagasta tinha alta de 0,83%.
         Às 8h14 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,06%, Frankfurt avançava 1,06% e Paris tinha alta de 0,73%. No câmbio, o euro subia a US$ 1,0984, quase estável, e a libra avançava a US$ 1,3124. (imagem de Frankfurt, principal centro financeiro da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário