segunda-feira, 25 de julho de 2016

G20 pede que relação entre Reino Unido e UE seja de parceria estreita mesmo com a saída dos britânicos do bloco continental

         Os ministros de Finanças dos países-membros do G20 (formado pelas 20 maiores economias do mundo) pediram que as relações entre a Grã-Bretanha e a União Europeia continuem sendo de “parceria estreita”, mesmo com a saída dos britânicos do bloco (Brexit). A posição foi revelada por meio de nota divulgada neste domingo (24), no final da reunião do grupo, em Chengdu, na China.
         Segundo os ministros, "todos os instrumentos possíveis" serão usados pelo bloco para fazer a retomada econômica mundial, mesmo sob pressão do próprio Brexit e de outras incertezas para a economia global, incluindo os frequentes atos terroristas. Sobre o terrorismo, os ministros afirmaram que trabalham para atingir “todas as fontes de financiamento” dos grupos extremistas, mas que os constantes conflitos regionais e a crise de refugiados são fatores complicantes.
         O documento diz que há um atual crescimento econômico em diversos países, mas que “ele é mais fraco do que nós desejaríamos”. Os ministros descreveram um cenário em que há um ambiente “ainda com riscos de queda” marcado pela grande oscilação de preços das matérias-primas e da baixa inflação em muitas nações.
         Pedindo soluções conjuntas e em cooperação, os líderes ainda informaram que o protecionismo deve ser evitado “em todas as suas formas”, para que não cause um freio ainda maior nas importações e exportações mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário