quinta-feira, 14 de julho de 2016

Bolsas da Ásia fecham em leve alta em clima de cautela antes da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra

         As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em leve alta nesta quinta-feira (14), em clima de cautela antes da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). O mercado em Tóquio (foto), no entanto, apresentou valorização mais expressiva, ainda impulsionado pela expectativa de que o governo japonês lançará um novo pacote de incentivos fiscais.
         O índice Nikkei seguiu com o melhor desempenho na região, em meio à especulação de que autoridades japonesas voltarão a estimular a economia, após a ampla vitória da coalizão governista do primeiro-ministro Shinzo Abe, na eleição parlamentar do último fim de semana.
         Nesta quinta-feira, o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, confirmou que Tóquio planeja introduzir estímulos econômicos "abrangentes e ousados" para derrotar a ameaça da deflação.
Nos negócios de hoje, o Nikkei subiu 0,95% e encerrou o pregão a 16.385,89 pontos, ampliando a valorização acumulada na semana a 8,5%.
         Em outras partes da Ásia, os investidores foram mais contidos na compra de ações, à espera do anúncio de política monetária do BoE, na manhã desta quinta. Diante da vitória do chamado "Brexit" no mês passado, quando o Reino Unido decidiu votar por sua saída da União Europeia, as apostas são de que o BC inglês cortará juros ou ampliará seu programa de compra de ativos, numa tentativa de impulsionar a economia britânica.
         A reunião do BoE "provavelmente será o fator decisivo de como os mercados reagirão" mais adiante, comentou Tareck Horchani, operador sênior de vendas da Saxo Capital Markets em Cingapura. "O mercado está precificando um corte (na taxa de juros do BoE)."
         Na China, as bolsas fecharam perto da estabilidade. O Xangai Composto teve leve baixa de 0,2%, a 3.054,02 pontos, interrompendo uma sequência de três sessões positivas, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 0,2%, a 2.044,93 pontos. Números da balança comercial chinesa de junho, divulgados ontem, vieram mistos, com as exportações caindo menos que o esperado e as importações recuando bem mais do que o previsto.
         Em Seul, na Coréia do Sul, o índice Kospi registrou ligeiro ganho de 0,16%, a 2.008,77 pontos, após o banco central sul-coreano decidir manter sua principal taxa de juros na mínima histórica de 1,25%, enquanto em Taiwan, o Taiex subiu 0,10%, a 8.866,36 pontos, e o filipino PSEi avançou 0,15%, em Manila, a 7.956,14 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng destoou e teve alta mais significativa, de 1,12%, a 21.561,06 pontos, apagando perdas de mais cedo.
         Na Oceania, a bolsa australiana avançou pelo sexto pregão consecutivo, impulsionada por ações de grandes bancos. O S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, subiu 0,43%, a 5.411,60 pontos, fechando no maior nível desde 11 de agosto do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário