sábado, 23 de julho de 2016

Portos de Manta e Ningbo assinam convênio de cooperação que vai gerar investimentos chineses no terminal equatoriano

         O gerente da Autoridade Portuária de Manta, Kevin Lazo, assinou um convênio de cooperação com o porto chinês de Ningbo. O documento foi firmado também pelo diretor do terminal asiático, Lao Ke Jun. O acordo transformou o complexo equatoriano no primeiro porto da costa oeste do Pacífico a conquistar este status que permitirá o estabelecimento de intercâmbios econômicos e de cooperação com base em benefícios mútuos.
        A parceria também estimulará a promoção de investimentos e um planejamento das atividades portuárias, com o objetivo de incrementar as operações de cargas nos dois terminais, obedecendo todas as condições legais dos dois países. A partir de agora, serão trocadas visitas profissionais que examinarão questões como a injeção de capital estrangeiro no porto do Equador, o estudo da capacidade de produção e as políticas industriais dos terminais.
         Além disso, o convênio poderá resultar em benefícios no transporte e na logística de um modo geral, a partir do desenvolvimento orientado da conjuntura e complexidade dos dois complexos portuários. A expectativa é de a cooperação internacional otimizará e atrairá projetos que alavancarão os negócios. Os chineses já acenaram com a possibilidade de carrear recursos financeiros e tecnologia que produzirão vantagens para os dois países.
        O acordo impulsionará a cooperação na logística portuária, coordenando com as autoridades de inspeção de transporte, aduana e infraestrutura, meios de obter mais eficiência e rentabilidade através do transporte intermodal de contêineres e do desenvolvimento do parque logístico do porto de Manta. Permitirá, também, a simplificação dos processos de quarentena e outros.
       Por fim, o acordo igualmente vislumbra a construção e a renovação da infraestrutura portuária, a fim de satisfazer a crescente exigência da demanda de transporte e logística. A administração do porto de Manta acredita que as medidas que serão implementadas permitirão estabelecer adequadamente a conectividade e a infraestrutura proposta no desenho preliminar traçado por iniciativa dos representantes chineses.
        O gerente da Autoridade Portuária de Manta, Kevin Lazo, destacou que  o terminal equatoriano “é o de maior potencial do país". Acrescentou que a proximidade com a China e a característica de multipropósito de Manta faz com que  a cooperação firmada com o terminal da cidade de Ningbo gere grandes expectativas para o futuro, inclusive pelo grande crescimento do porto asiático”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário