terça-feira, 26 de julho de 2016

Colômbia investe em programa ambicioso de modernização da infraestrutura

         O governo da Colômbia investe em um ambicioso programa para modernizar a infraestrutura do país, envolvendo, principalmente aeroportos, ferrovias e portos fluviais, e que é comandado pelo vice-presidente da República, Germãn Vargas Lleras O diretor da Cormagdalena (Corporación Autónoma Regional del Rio Grande de La Magalena), Luis Álvaro Mendoza, informou que, juntamente com sua sócia Navelena, a companhia dará início às obras para o aproveitamento hidroviário de 256 quilômetros do mais importante curso d'agua colombiano, no trecho entre Barrancabermeja e Puerto Salgar, que permitirá a retomada da navegação.
         Já  diretor do Invias (Instituto Nacional de Vias), Carlos Alberto Garcia, anunciou a abertura de licitação para a formatação do projeto do primeiro terminal fluvial para passageiros em Letícia, às margens do Rio Amazonas, na fronteira com o Brasil. Segundo ele, o início da construção deverá ser no segundo semestre de 2017. A Colômbia conta hoje com 32 molhes nacionais, 21 a cargo do Invias e 11 da Cormagdalena, e que são portos sobre o Rio Magdalena. O Invias administra ainda 75 molhes regionais.
          Para Mendoza, os portos alavancam a competitividade do país e dinamizam a economia. "A maior parte das cargas movimentadas pelo país entram e saem pelo Caribe, utilizando especialmente novos terminais multiuso, como o de Puerto Impala, em Barrancabermeja", destacou o executivo. Ele salientou que na última década foram investidos mais de US$ 250 milhões em infraestrutura na Colômbia, canalizados para novos molhes, plataformas flutuantes, acessos, dragagem e reforma e construção de instalações. 
         A Amazônia colombiana igualmente está sendo contemplada no programa. Investimentos estão sendo carreados para o incremento do intercâmbio comercial via fluvial com os vizinhos Peru, Equador e Brasil. A ideia é intensificar o trânsito de cargas entre esses países.
O porto internacional Victoria Regia, em Letícia, o mais importante na fronteira com o Brasil deve expandir a movimentação de produtos como combustíveis, material de construção, cimento, madeira e alimentos.
         Novos projetos vão contemplar a modernização dos  portos de La Esmeralda, Puerto Asis, Puerto Ospina e Puerto Leguizana, com investimentos que somarão aproximadamente US$ 100 milhões. Já no departamento de Gamarra, será erguido o novo terminal fluvial de Andalucia, que custará US$ 200 milhões.
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário