quarta-feira, 27 de julho de 2016

Cargueiro chinês é o terceiro navio a bater nas novas eclusas do Canal do Panamá, reaberto em junho


         O cargueiro chinês Xin Fei Zhou bateu na parede de uma das três novas eclusas do Canal do Panamá. Esse foi o terceiro incidente do tipo que ocorreu desde a inauguração da expansão do canal, reaberto em 26 de junho deste ano, em meio a preocupações a respeito da adequação do projeto.
         Segundo a agência de notícias Reuters, a embarcação, da China Shipping Container Lines, precisou passar por reparos após a colisão com o canal abrir uma grande fenda em seu casco.
         O primeiro acidente envolvendo o canal foi em junho, dias após a inauguração. O navio japonês Lycaste Peace, o primeiro petroleiro a cruzar o canal, atingiu suas paredes durante o percurso, abrindo uma fenda no casco do navio. A Autoridade do Canal do Panamá (ACP), órgão que administra o canal, não comentou o episódio.
         A ACP, no entanto, confirmou que o navio cargueiro Cosco Shipping Panama, que fez a travessia inaugural do canal, também entrou em contato com as paredes de uma eclusa. Porém, o órgão afirmou que esse tipo de contato é normal. Em nota, a empresa MC-Seamax Management Limited, dona do Cosco, disse que o cargueiro não sofreu danos.
         Embora o contato com as paredes seja normal na travessia, as três colisões ocorridas em um curto espaço de tempo aumentam as incertezas sobre a segurança do canal. Segundo especialistas, a inauguração das três novas eclusas deixou pouco espaço para manobra.
         Em abril deste ano, a Federação Internacional dos Trabalhadores do Transporte divulgou um estudo sobre os riscos à segurança gerados pela expansão do Canal do Panamá. Entre outras coisas, o estudo concluiu que a expansão deixou pouco espaço para operações de segurança e que o design do canal deixa pouco espaço para erros de manobra. A ACP rejeitou os resultados do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário