terça-feira, 26 de julho de 2016

Bolsas da Ásia fecham em alta à espera de decisões de política monetária nos Estados Unidos

         As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em tom positivo nesta terça-feira (26), à espera de decisões de política monetária nos EUA e no Japão. A principal exceção foi o mercado em Tóquio (foto), que recuou em meio a temores de que as autoridades japonesas façam menos do que o esperado para estimular a economia doméstica.
         Na China, o índice Xangai Composto subiu 1,1%, a 3.050,17 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,3%, a 2.044.96, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng registrou alta de 0,62%, a 22.129,73 pontos.
         Entre bolsas menores da região, o índice sul-coreano Kospi teve ganho de 0,75% em Seul, encerrando o dia na máxima de 2.027,34 pontos, após dados preliminares mostrarem que o PIB da Coreia do Sul cresceu em ritmo mais forte na comparação anual do segundo trimestre, de 3,2%, enquanto o Taiex subiu 0,37% no mercado taiwanês, a 9.024,79 pontos.
         Os investidores na Ásia estão à espera dos anúncios de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), nesta quarta-feira, e do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), na sexta-feira.
Não há expectativa de novidades na reunião do Fed, mas apostas circulam de que o BC japonês poderá voltar a relaxar sua política monetária.
         No Japão, por outro lado, o índice Nikkei caiu 1,43%, a 16.383,04 pontos, após notícia na mídia local sugerir que o governo pretende adotar um plano de estímulos fiscais menos agressivo do que se imaginava nos próximos anos, o que levou o iene a avançar com força ante o dólar durante a madrugada.
         Além disso, há receios também de que o BoJ acabe decepcionando na reunião do fim da semana.
Outra exceção na região asiática foi a bolsa filipina. O PSEi caiu 0,31% em Manila, a 8.024,54 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana teve leve alta de 0,1%, com o S&P/ASX 200 a 5.537,50 pontos, após o índice passar a maior parte do pregão em território negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário