A União Internacional de Seguros Marítimos (IUMI) publicou um guia abrangente de boas práticas para a utilização segura de tanques flexíveis para o transporte de cargas líquidas. Seu objetivo é fornecer às seguradoras, aos corretores e aos seus clientes orientações práticas para garantir que as cargas transportadas por esse meio cheguem intactas ao seu destino.
Os tanques flexíveis, ou flexitanks, são “bexigas” feitas de filme de polietileno para serem preenchidas com carga líquida (como laticínios, vinho, suco de frutas ou óleos não perigosos) e depois colocadas em um contêiner padrão IOS para seu transporte. Lars Lange, secretário-geral da IUMI, garantiu que “a utilização de flexitanks tem crescido significativamente nos últimos anos, principalmente devido à redução dos custos de transporte em comparação com um contentor-tanque (ou contentor-tanque).
E uma vez que um flexitank quebra, normalmente resulta numa perda total da carga. Isto não afeta apenas a seguradora, o proprietário da carga e a empresa de transporte.” O documento descreve uma série de riscos potenciais, incluindo má arrumação, instalação inadequada, sobrecarga, deficiências de materiais, problemas de transporte e outros. Prossegue destacando o impacto potencial que pode incluir custos adicionais além da perda de carga e danos consequentes, tais como questões ambientais, sociais e de governação (ESG) ou questões de terceiros.
As recomendações para utilização e transporte seguros estão incluídas no documento principal e nos seus três anexos detalhados. Estes incluem: seleção de flexitanks e containers, preparação de recipientes, instalação, transporte e preparação para emergências. Também estão incluídas listas de verificação que abrangem seleção, preparação, instalação e carregamento.
Lars Lange conclui que “uma das funções centrais do IUMI é reunir e partilhar conhecimento entre a comunidade internacional de seguros marítimos para melhorar a segurança e a eficiência do comércio marítimo. Estas regulamentações focam uma questão específica que, em nossa opinião, se beneficiará com uma mudança nas práticas atuais para que as cargas líquidas transportadas em flexitanks permaneçam seguras e livres de danos. Meus agradecimentos ao Comitê de Prevenção de Perdas da IUMI e ao nosso parceiro profissional Battermann & Tillery por compilar um documento tão abrangente.” O documento da IUMI “Flexible Tanks for Liquid Bulk Cargo: Best Practice” junto com os três anexos estão disponíveis para download aqui.
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