terça-feira, 29 de outubro de 2024

CMA CGM encomenda cinco navios de 2.259 teus cada para operar na Rota Europa/Pacífico Sul/Peru


A CMA CGM comprou cinco porta-contêineres de 2.259 TEU da Seatrade Groningen. Os navios, que antes eram fretados a longo prazo pela armadora, passarão agora a ser propriedade da companhia marítima francesa. Inicialmente, estas embarcações foram ordenadas a operar no serviço 'Meridian' da Seatrade, que cobria a rota Europa-Pacífico Sul-Peru para a mobilização de frutas.

No entanto, na sequência de uma aliança entre a Seatrade e a CMA CGM, as frotas de ambas as companhias marítimas foram combinadas e o serviço resultante, conhecido como 'PAD', acabou por ser gerido exclusivamente pela CMA CGM. Os navios envolvidos na compra são o “Seatrade Orange”, “Seatrade Red”, “Seatrade White”, “Seatrade Blue” e “Seatrade Green”. Os quatro primeiros foram construídos entre 2016 e 2017, enquanto o “Seatrade Green” foi entregue em 2019.

As unidades fazem parte do tipo SDARI 2100 e foram construídas no estaleiro Zhejiang Ouhua Shipbuilding em Zhoushan, China. Têm comprimento de 184,90 metros e boca de 30 metros. Além disso, estão equipados com três guindastes de 45 toneladas e possuem entre 672 e 776 conexões para contêineres refrigerados, sendo o “Seatrade Green” o que oferece a maior capacidade de refrigeração da frota adquirida.

A Seatrade teria também começado a receber uma nova série de seis navios de 1.800 TEU e grande capacidade de refrigeração, construídos pelo estaleiro Huanghai Shipbuilding, na China. Três dessas novas embarcações já foram entregues: o “Seatrade Chile”, o “Seatrade Perú” e o “Seatrade Equador”, todos equipados com 639 conexões. Outros três, o “Seatrade Colômbia”, o “Seatrade Panamá” e o “Seatrade Curaçao”, deverão ser entregues em novembro de 2024 e no verão de 2025, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário