O período de previsão até 2027 sugere que as encomendas de porta-contêineres diminuirão. As tensões geopolíticas, como os ataques Houthi no Estreito de Bab Al Mandeb, estão criando riscos e oportunidades para o transporte marítimo. O desvio de navios apoiou o transporte marítimo, mas a natureza volátil do conflito introduz uma incerteza significativa.
Uma interrupção repentina dos ataques pode impactar negativamente o setor, enquanto paralisações prolongadas podem oferecer potencial positivo, observa o Resumo das Perspectivas de Mercado do 4º trimestre de 2024 da VesselsValue. Além disso, as perspectivas econômicas mundiais permanecem incertas devido a conflitos geopolíticos, sanções e guerras comerciais, que podem afetar a procura.
A recuperação da economia da China, crucial para o comércio global, também é instável, e as elevadas taxas de juro nas economias ocidentais aumentam o risco de uma possível recessão, o que poderá abrandar o crescimento futuro. O crescimento da demanda por navios porta-contêineres é positivo este ano, com o maior crescimento no comércio transpacífico no sentido leste, de 22,4%.
A análise da VesselsValue (VV) aponta para um crescimento na procura total de TEU de 3,3% em média anualmente durante o período 2024-2027, com um crescimento esperado em 2024 de 14,9% devido ao impacto significativo dos desvios em torno de África. Com o conflito em curso no Mar Vermelho, as taxas de frete aumentaram dramaticamente e espera-se que permaneçam em níveis elevados ao longo de 2024.
Distâncias marítimas mais longas, congestionamento nos portos e uma época alta mais cedo do que o esperado aumentaram a procura de mercadorias e o a oferta de capacidade não tem conseguido acompanhar este ritmo. O crescimento da oferta de navios no período de previsão da VV irá, em algum momento, exceder a procura, apesar do conflito no Mar Vermelho, e isto afectará as taxas de frete para todos os tamanhos.
O crescimento líquido da frota foi registrado em 5,4% em 2023 e deverá aumentar a uma taxa média de 7,8% entre 2024 e 2027. Com altas taxas de frete, os pedidos de navios porta-contêineres atingiram um recorde histórico, com 2 milhões de TEUs encomendados no último trimestre. Com quase 8 milhões de TEU entrando no mercado nos próximos anos, espera-se um excedente de oferta, apesar dos contínuos desvios em torno da África.
Com o forte mercado recente, a VV espera uma atividade de desmantelamento moderada em 2024, com apenas 76.000 TEUs vendidos como sucata até agora este ano. Com a regulamentação do RCLE-UE em curso e um reforço geral das regulamentações sobre emissões de CO2, prevê-se que a operação de navios não ecológicos mais antigos se torne cada vez mais dispendiosa. Isto é especialmente pertinente dada a redução esperada nas taxas a partir de 2025. Projeta-se que muitas dessas embarcações mais antigas serão desmanteladas.
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