A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou nesta semana, no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para contratação de empresa para fazer o derrocamento (que significa a retirada de rochas) do canal do Porto de Santos. A atividade é a primeira etapa para o aprofundamento do canal de navegação para 16 metros, necessário para o recebimento de navios maiores no complexo portuário.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, aprova o início das ações de aprofundamento do canal de navegação: “Estamos dando o primeiro passo para atendermos à uma necessidade antiga do mercado nacional e internacional, que é o aumento da profundidade do Porto de Santos. A partir do derrocamento das rochas, estamos abrindo caminho seguro para chegarmos aos 16 e, na sequência, aos 17 metros de calado, uma profundidade que trará a tranquilidade definitiva para recebermos, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo”.
A Autoridade Portuária irá contratar a empresa para fazer desde os projetos básico e executivo até a efetiva retirada das pedras que estão no fundo do canal de navegação. Segundo estudo recebido pela APS, são 31 pontos existentes na infraestrutura aquaviária do Porto de Santos (canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação) onde há rochas que impedem o aprofundamento.
A contratada terá 18 meses, de acordo com o prazo contratual previsto, para fazer a retirada mecânica das pedras, um volume de rochas estimado em 10 mil metros cúbicos. A derrocagem deverá levar a profundidade dos pontos do estuário santista para 16,5 metros. os métodos e equipamentos a serem usados deverão ser definidos nos projetos básico e executivo elaborados pela própria contratada.
O edital com as condições para participação e detalhes da obra já pode ser obtido pelas empresas interessadas no endereço https://www.licitacoes-e.com.br/aop/index.jsp ou diretamente na sede da APS. A entrega das propostas e a abertura da concorrência estão agendadas para 29 de outubro.
A derrocagem feita antes das obras de aprofundamento têm a vantagem de já contar com a licença ambiental. O objetivo da APS é entregar em 2026 o aprofundamento de todo o canal de navegação do Porto Organizado para 16 metros.
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