Entre os dias 18 e 21 de outubro, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve em Paris, na França, para cumprir uma série de compromissos estratégicos com o objetivo de fortalecer a posição do agronegócio brasileiro no cenário internacional. A missão, liderada pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, contou com a participação do Diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira, e da adida agrícola em Paris, Helena Queiroz.
Na última sexta-feira, dia 18, a comitiva brasileira participou de uma reunião com o Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, chefe da Delegação Brasileira junto às Organizações Internacionais Econômicas em Paris. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à atuação do Brasil em organizações internacionais, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Comitê de Princípios Gerais do Codex Alimentarius (CCGP). Rua destacou a importância de inserir as práticas sustentáveis da agropecuária brasileira nos instrumentos dessas organizações, além da necessidade de avaliar os indicadores de desempenho agroambiental sob a ótica tropical.
Na ocasião, o embaixador Sarquis ressaltou o papel relevante da adidância agrícola em Paris nas conquistas brasileiras, citando como exemplo a correção no cálculo do balanço de nitrogênio, que agora inclui a contribuição da fixação biológica.
Nos dias 19 e 20 de outubro, a delegação do Ministério cumpriu uma extensa agenda na SIAL Paris, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, onde os oito pavilhões brasileiros organizados pela ApexBrasil reuniram cerca de 200 empresas. Na cerimônia de abertura, Rua enfatizou a parceria estratégica entre o Mapa, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a ApexBrasil e o setor privado para expandir a presença dos produtos agropecuários brasileiros nos mercados internacionais. Com uma expectativa de negócios de US$ 2,5 bilhões, o secretário visitou os pavilhões brasileiros e dialogou com expositores sobre os programas e iniciativas do Mapa, realizando uma escuta ativa para compreender as demandas dos produtores e exportadores brasileiros das mais diversas cadeias produtivas presentes no evento.
No encerramento da missão, a delegação brasileira encontrou-se com Marion Jansen, Diretora de Comércio e Agricultura da OCDE, para discutir a tropicalização dos indicadores da organização e a necessidade de maior flexibilidade nas métricas utilizadas para representar diferentes tipos de agricultura. Durante a reunião, também foram debatidos os impactos ambientais dos subsídios agrícolas, entre outros temas.
“Essa missão em Paris reforçou nosso compromisso em ampliar a inserção do agro brasileiro nos principais fóruns e eventos internacionais, alinhando nossas políticas agroambientais com as demandas globais. Além do mais, tivemos a oportunidade de dialogar com as diversas cadeias produtivas presentes nesta edição da SIAL Paris. Isto é fundamental para consolidar nossa posição de destaque no comércio internacional e abrir novos mercados para o agronegócio, sempre com foco na sustentabilidade e inovação”, destacou Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário