Mercado-alvo do calçado
brasileiro para o biênio 2024-2025, por meio do programa de apoio às
exportações Brazilian Footwear, mantido pela Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Angola vem atraindo
empresas verde-amarelas. Durante o Fórum Brasil de Investimentos, em São
Paulo/SP, no dia 28, o presidente-executivo, Haroldo Ferreira, e a gerente de
Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, estiveram em
reunião com representantes da Agência de Investimento Privado e Promoção das
Exportações de Angola (Aipex).
O objetivo do encontro, segundo Ferreira, foi estreitar laços com o país
africano. “Angola é um mercado em crescimento para a indústria brasileira de
calçados. Entre janeiro e setembro, as fábricas nacionais exportaram para lá o
equivalente a US$ 11 milhões, 3% mais do que no mesmo período do ano passado”,
conta o dirigente. Durante a reunião, representantes da Aipex destacaram a
força do produto verde-amarelo no mercado angolano, resultado de grandes
similaridades culturais, inclusive na língua nativa, o que facilita a
integração comercial.
Com mais de 34 milhões de habitantes, a Angola é dependente das
importações de calçados, sendo o Brasil o seu segundo principal fornecedor do
produto no mundo, atrás apenas da China. Participaram do encontro com os
representantes da Abicalçados o administrador-executivo e o técnico da Aipex,
Jerônimo Pongolola e Valter Almeida, respectivamente.
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Exportações de calçados para Angola entre janeiro e setembro chegam a US$ 11 milhões, crescimento de 3%
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