O Governo do estado do Ceará anunciou a licitação internacional para as obras de ampliação do Terminal Multiuso (TMUT) do Porto do Pecém, no âmbito do programa Pecém Verde. O projeto, que contempla um investimento de US$ 135 milhões, será financiado pelo Banco Mundial, pelo Fundo de Investimento Climático (FIC) e pela Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), entidade responsável de gestão portuária.
A estimativa é que o contrato de construção tenha duração de 40 meses. O concurso, já publicado no Diário Oficial do Estado, prevê a construção de um novo cais de acostagem (local 11) no TMUT. Este empreendimento visa atender ao aumento das atividades portuárias e apoiar a cadeia de valor do hidrogênio verde no Complexo do Pecém.
Hugo Figueiredo, presidente do Complexo do Pecém, destacou a importância desta expansão: “Esta licitação abrange basicamente a ampliação de mais um ponto de acostagem em nosso Terminal Multiuso para receber novas embarcações e, principalmente, para apoiar a expansão de cargas que virão no futuro”, disse. Ele lembrou ainda que as obras estão previstas para começar no segundo semestre do próximo ano e terminar em 2028. “Dessa forma, poderemos dar conta de toda a carga esperada desses grandes investimentos que estão sendo feitos no Ceará”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário