terça-feira, 1 de outubro de 2024

CMA CGM compra 48% da ações do Tecon Santos por R$ 6,3 bilhões, negócio que deve colocar o complexo paulista em outro patamar

 

O Grupo francês CMA CGM comprou 48% das ações da Santos Brasil, por R$ 6,3 bilhões, transação que deve colocar o complexo do norte paulista entre os principais hubs estratégicos do mundo. O negócio foi concretizado e anunciado na semana passada. Especialistas do segmento portuário acreditam que a entrada da gigante francesa pode representar um divisor de água na modernização e eficiência operacional do terminal.

“Ele traz o potencial de reduzir custos operacionais e aumentar a capacidade de escoamento da produção nacional, impactando positivamente no comércio marítimo e na cadeia de suprimentos”, calculou o advogado especialista em logística, Larry Carvalho. Já o diretor de Comércio Exterior da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), Arno Gleisner, destaca que a companhia deverá fazer investimentos para atualizar e melhorar a eficiência dos terminais.

O especialista em Negócios Internacionais, Leandro Lopes diz que a aquisição pode estimular uma maior integração entre os terminais e as rotas marítimas globais da CMA CGM. O presidente da APS (Autoridade Portuária de Santos), Anderson Pomini, comemora a transação e entende que o porto santista é considerado de primeira classe em infraestrutura e logística.

O Tecon Santos está localizado na Margem Esquerda do complexo santista, em Guarujá, e operar em uma área de 600 mil metros quadrados. O contrato de arrendamento é válido até 2047 e a capacidade do terminal é de 2,5 milhões de teus, que pode ser expandindo para 3 milhões. E conta com berços de atracação para até três navios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário