terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Unctad e Banco Mundial desenvolvem um conjunto de dados sobre os custos do transporte mundial


 

          A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Banco Mundial desenvolveram um conjunto de dados sobre os custos globais de transporte para Comércio internacional. O ranking foi criado para apoiar a formulação de políticas de transporte sustentáeis e baseadas em evidência.

          Os dados são repartidos por modo de transporte de 105 países importadores e de mais de 200 países exportadores. Este número representa cerca de 95% do comércio mundial de mercadorias em valor, de acordo com as duas organizações.

          Segundo a própria UNCTAD, este novo conjunto de dados, lançado em dezembro de 2020 em colaboração com o Comitê de Cooperação Técnica da Organização Marítima Internacional (IMO), visa facilitar processos de tomada de decisão informados e robustos sobre os assuntos transporte sustentável.

          A expectativa é de que as novas estimativas de custos de transporte internacional ajudem a preencher a lacuna de dados enfrentada por formuladores de políticas, pesquisadores e outras partes interessadas na indústria de transporte.

          O novo conjunto de dados da UNCTAD e do Banco Mundial sobre custos de transporte internacional permitirá aos usuários calcular os dados em um nível mais granular, incluindo detalhes sobre o modo específico de transporte, a mercadoria e o país exportador e importador. .

          A UNCTAD explica que esse novo conjunto de dados foi motivado pela necessidade urgente de informações mais granulares, globais e atualizadas. Os Estados membros da IMO estão atualmente negociando medidas apropriadas de redução de GEE para navios, e as medidas em revisão precisam ser submetidas a avaliações de impacto antes de serem adotadas.

          Neste contexto, o documento IMO Marine Environment Protection Committee (MEPC) 75 / WP.3, de novembro de 2020, afirma, por exemplo, que “A redução global de GEE do transporte marítimo internacional é o máximo prioridade de ordem e devemos evitar uma situação em que a adoção de ações pare por falta de dados. "

 

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