terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Expectativa nos terminais da Argentina, Brasil e Uruguai é de expansão apesar da Covid-19

 

          A agenda do sistema portuário da Argentina, Uruguai e Brasil foi roubada no ano passado em consequência da Covid 19. Os terminais fizeram grandes esforços para prevenir a propagação da doença, por meio de medidas de saúde e coordenação entre seus trabalhadores e a comunidade, para o qual muitos também contribuíram com proteção e suprimentos médicos. No entanto, a indústria demorou a seguir seu caminho.

          A Administração Geral da Sociedade dos Portos do Estado (AGP) da Argentina declarou em maio a prorrogação por dois anos das concessões dos terminais do Porto de Buenos Aires. Desta forma, durante a ampliação, a área denominada Puerto Nuevo ficará a cargo de três grupos operacionais: Terminales Río de la Plata (TRP), que opera as zonas 1, 2 e 3 e tem como acionistas DP World e o grupo local. Romano; Ele é seguido pelo Terminal 4 operado pela APM Terminals e em terceiro lugar está a Hutchinson Ports responsável pelo Terminal 5.

          No Uruguai, em agosto,a Montecon S.A, que opera no Porto de Montevidéu, fez um pedido de compra à Liebherr Container Cranes Ltd. Envolvia dois grandes pórticos elétricos pneumáticos com capacidade para empilhar dez contêineres consecutivos com altura superior a seis. Os guindastes serão entregues ao porto no início de 2021

          Em setembro, a Administração Portuária Nacional (ANP) e a Obrinel assinaram um acordo para a construção e exploração de um novo cais graneleiro no Porto de Montevidéu, com um investimento superior a US $ 15 milhões. A concessão à Obrinel inclui serviços de embarque e desembarque de granéis líquidos e sólidos, celulose e mercadorias que não sejam transportadas em contêineres e se encerrará em novembro de 2051.

          No Brasil, o Ministério da Infraestrutura assinou em maio contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de estudos sobre os novos modelos de gestão e desenvolvimento do Porto de Santos e do Porto de San Sebastián. A previsão é de que os resultados dos estudos sejam publicados no primeiro trimestre de 2021 e o leilão ocorra em 2022. Esses estudos vão definir os melhores modelos de desenvolvimento para ambos os portos, já que o Estado poderá transferir uma atividade ou um ativo para o investidor privado através de uma venda, concessão ou autorização.

 

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