sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Expectativa dos armadores é de esfriamento das tarifas spot durante o primeiro semestre


 

          O primeiro Shanghai Containerized Cargo Index (SCFI) publicado este ano pela Shanghai Shipping Exchange está em 2.870,34 pontos, que é outra alta de todos os tempos. As taxas spot devem continuar a aumentar nas próximas semanas, à medida que os transportadores continuam a lutar contra a escassez de navios e contêineres de 12 metros para atender à enorme demanda por carga, relata a Alphaliner.

          O início do "Ano do Boi" em 12 de fevereiro será muito diferente para o setor de transporte marítimo de linha em comparação com os anos anteriores, já que eles não aplicarão seu programa de navegação em branco usual nas semanas após o Ano Novo Chinês.

          A pressão sobre as taxas spot tradicionalmente aumenta na calmaria após o Ano Novo Chinês, mas este ano as companhias marítimas têm que limpar uma carteira de cargas. Eles também precisam manter seus navios se movendo para os EUA, Europa e outros destinos onde contêineres de 40 pés vazios estão se acumulando, que são extremamente necessários na Ásia.

          Os aumentos nas tarifas spot no quarto trimestre de 2020 foram espetaculares em algumas rotas. Os exportadores chineses no verão passado pagaram apenas US $ 400 pelo transporte de contêineres de 20 e 40 pés de Xangai a Santos, enquanto a tarifa spot média era de US $ 8.631 / TEU em 8 de janeiro.

 

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