segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Porto de Guaiaquil lidera movimentação de cargas no Equador, com 6,1 milhões de toneladas

 

          O Terminal Portuário de Guayaquil (TPG) mobilizou 450.184 contêineres tanto na importação quanto na exportação, cifra que representa um total de 6.153.236 toneladas mobilizadas e que o posiciona como líder em movimentação de cargas no Equador

          Em números específicos, 27% do volume mobilizado pela TPG correspondem às exportações, sendo a banana, o camarão, o brócolis e o cacau os produtos equatorianos não petrolíferos de maior destaque.      

          Nesse sentido, destaca-se a operação realizada em 14 de novembro, onde o terminal exportou o primeiro contêiner carregado de 20,1 toneladas de abacate HASS para a Espanha. Possibilitado pelo fato de o porto possuir 1.440 ligações para contêineres refrigerados, essenciais para a manutenção da cadeia de frio.

          Em relação às importações, 30% do volume total foi mobilizado. Luisenrique Navas, gerente geral da TPG, destacou que “graças ao empenho dos nossos colaboradores, à dragagem do canal de acesso e a todos os investimentos realizados, que somam cerca de US $ 170 milhões e que incluem a ampliação do cais, 240 novos pontos de conexão reefer, aquisição de máquinas para contêineres e caminhões, entre outros”.

         “Conseguimos a confiança das 10 maiores companhias marítimas do mundo e que os maiores navios com maior capacidade de carga chamam TPG, mesmo em meio à crise sanitária. Isso representa maior produtividade, menos custos logísticos e uma importante contribuição para o comércio exterior equatoriano. ”

         Em 2020, foram atendidos 273 navios nas docas do TPG, entre os quais se destacam os navios Super Post-Panamax como o "APL ESPLANADE" (368,82 metros de comprimento e 14.000 TEUS de capacidade), o maior navio que já navegou litoral da região, cujo primeiro berço foi no TPG.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário