A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) divulgou nesta segunda-feira, 18, o resultado do ano de 2020 dos três portos públicos do Estado sob sua administração: os portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Os resultados apresentados mostraram que os portos gaúchos estão cumprindo seu papel para com a sociedade mantendo seu funcionamento e proporcionando a chegada e saída de produtos do RS.
Ao longo do ano de 2020 o porto rio-grandino movimentou mais de 38 milhões de toneladas de carga somente no complexo público. Um dos destaques do ano foi o mês de junho, período em que foi movimentado o montante de 4.401.716 toneladas, batendo o recorde que havia sido verificado no mês de setembro de 2018, quando haviam sido 4.340.915 toneladas, junho de 2020 foi o melhor mês da história do Porto do Rio Grande.
A soma da movimentação dos três portos, que vem operando durante a pandemia com
todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias internacionais, teve
uma movimentação total de 39.917.286 de toneladas - isto somente nos três
portos públicos.
O Porto de Pelotas mostrou no fechamento de 2020 um incremento da movimentação
de toras de madeira de mais de 23 mil toneladas movimentadas a mais em relação
ao ano de 2019, uma diferença positiva de 2,60%. Atualmente a movimentação de
toras de madeira responde por mais de 90% da movimentação do porto pelotense.
Em relação aos principais destinos e origens das exportações e importações do
Porto do Rio Grande notam-se poucas diferenças percentuais em relação ao share
dos países com o fechamento do ano de 2019. A China, que detinha o primeiro
lugar das exportações, com 58,38% das cargas embarcadas, manteve-se estável no
primeiro lugar em 2020 com 52,77%. Já na partilha das importações a Argélia
perdeu o posto de primeiro lugar para o Marrocos, que aumentou de 7,82% de
participação nas importações para 9,27%. Em 2020 verificou-se um incremento de
5,86% nas importações no terminal rio-grandino, representando uma diferença de
aproximadamente 483 mil toneladas importadas a mais. Os maiores destaques
quantitativos das exportações no período foram a soja, a celulose e o arroz.
Os carros chefes da movimentação do Complexo Portuário do Rio Grande ainda são
a soja (grãos e farelos), representando mais de 32% da movimentação do
complexo, e a celulose, que representa quase 9%. Algumas das mercadorias
movimentadas que destacaram-se no incremento da movimentação em 2020 foram o
arroz, cujo volume dos embarques aumentou em 21,74% e os desembarques de
fertilizantes, que aumentaram mais de 15% em relação a 2019.
Os dados referentes aos demais Terminais de Uso Privado (TUPs) do Estado ainda
não foram divulgados pela superintendência, pois estes números aguardam a
homologação pela ANTAQ e deverão estar disponíveis em meados de fevereiro.
Junto aos dados referentes à movimentação dos portos no ano de 2020, a
Superintendência também divulgou os resultados financeiros e de despesas de
pessoal da autarquia ao longo do período. Foi destacado que a Portos RS vem
implantando uma série de ações visando a readequação, a racionalização e a
consequente redução dos custos operacionais que envolvem os recursos gerenciais
necessários para as operações do órgão. Estas ações começaram a mostrar
resultados já no ano de 2020, mostrando uma notável economia de mais de 16
milhões de reais somente nos pagamentos de pessoal da autarquia, uma diferença
de 23,3% a menos.
A melhor notícia em relação ao trabalho de gestão administrativa da autarquia
refletiu diretamente no saldo operacional acumulado no período, que resultou em
mais um recorde positivo. Verificou-se que o saldo de 2020, calculado através
da diferença entre todas as receitas e despesas da Portos RS, alcançou o
impressionante valor de quase 25 milhões de reais, o maior saldo
operacional verificado na história desde a criação da autarquia. Segundo o
superintendente da Portos Rs, Fernando Estima, “tal resultado financeiro só
ratifica que a gestão administrativa da autarquia está no caminho certo e vem
cumprindo um papel exemplar na busca do desenvolvimento e no fomento da
logística multimodal, em especial a hidroviária, do estado do Rio Grande do
Sul.”
Fernando comenta também que o ano de 2021 se mostra uma grande janela para o
fomento desta logística multimodal - entre elas a hidroviária - através de
ações e políticas públicas que já se tornaram realidade no ano anterior. Como a
homologação do novo calado do Complexo do Porto do Rio Grande, que já permite a
movimentação de alguns dos maiores navios do mundo no canal rio-grandino. Além
disso, o executivo também destaca a celebração de acordos e tratativas com a
iniciativa privada na busca de novas parcerias negociais para o mercado
logístico, em especial para o projeto Rio Grande Porto Indústria.
Entre outras conquistas a serem comemoradas no ano de 2020 que já estão sendo
impactadas positivamente em 2021 o superintendente também destacou a celebração
da parceria público-privada no Projeto Embarcadero no cais do Centro Histórico
de Porto Alegre, com inauguração do complexo comercial prevista para março
deste ano. Para finalizar, Fernando ainda citou a perspectiva da autarquia
tornar-se uma empresa pública em 2021, dando mais agilidade e autonomia para os
portos do estado.
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