quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

DNV GL certifica novas medidas especiais contra incêndios a bordo de navios porta-contêineres


 

          Uma nova notação de classe da DNV GL certifica medidas especiais de detecção e combate a incêndios aplicadas a bordo de navios porta-contêineres. A notação foi concedida pela primeira vez ao "MSC FEBE" - gêmeo do "MSC Gülsün" da classe 23k, vencedor do prêmio Seatrade Shanghai "Navio do Ano" em 2020.

          Segundo a DNV GL, são atributos que revelam um novo paradigma na construção naval. Para o chefe de novas construções da MSC, Giuseppe Gargiulo, a aula "MSC Gülsün" mostra onde a MSC coloca suas prioridades. “Essa classe de embarcação não só bate um novo recorde de capacidade, mas também se destaca pelo desempenho ambiental e pela segurança”, afirmou.

          A nova tripulação credencia recursos de proteção contra incêndio a bordo que vão além dos requisitos SOLAS. “No setor marítimo, existe a percepção de que os riscos de incêndio nos navios porta-contentores estão aumentando. Embora haja em média um grande incidente por ano, podem ocorrer muitos casos menores que passam despercebidos pelo público. No entanto, qualquer um deles pode causar um incêndio maior ", disse Holger Jefferies, diretor do Centro de Excelência de Navios de Contêiner da DNV GL.

          Holger também afirmou que o equipamento padrão de combate a incêndios a bordo geralmente não é suficiente para combater um desastre que abrange vários contêineres. "Desta forma, um incêndio em um contêiner pode facilmente se transformar em um evento catastrófico extremamente difícil ou mesmo impossível de conter ou extinguir", disse ele.

          Ele acrescentou que após extensos danos causados ​​pelo incêndio, um grande navio e sua carga podem ser difíceis de recuperar ou encontrar um porto de refúgio. “Os custos causados ​​por danos às pessoas, à carga, ao próprio navio e ao meio ambiente podem ser enormes”, disse ele.

          Ao encomendar uma nova série de navios porta-contêineres de 23 mil em 2018, a MSC decidiu fazer um investimento adicional para melhorar a segurança contra incêndio a bordo de seus novos navios. “Era importante que tudo o que instalamos servisse a um propósito claro de maior segurança contra incêndios”, disse Giuseppe Gargiulo. “Nesse caso, consideramos o custo do investimento uma segunda prioridade”, acrescentou.

 

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