terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Ministérios da Infraestrutura e da Economia definem juntos cronograma da Janela Única Aquática

 

          O secretário executivo, Marcelo Sampaio e o secretário nacional de Portos e Transportes Aquáticos do Ministério da Infraestrutura (MInfra) do Brasil, Diogo Piloni, se reuniram com representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), da Secretaria Especial de Comércio Exterior (Secex ) e a Secretaria de Governo Digital (SGD), órgãos do Ministério da Economia (ME), e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para apresentação e aprovação do cronograma de implantação da Janela Única Aquática. Este projeto se refere à integração dos sistemas Porto Sem Papel(PSP), administrado pelo MInfra, e do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex), administrado pela Receita e Secex.

          “Este é um dos principais projetos de transformação digital do MInfra. Demos mais um passo importante rumo ao carro-chefe do Governo Federal, que é desburocratizar e reduzir custos para o país. A unificação desses dois sistemas terá um impacto positivo no setor de logística dos portos e com isso aumentará a competitividade do Brasil ”, disse Sampaio.

          Ele lembrou ainda que o Aquatic One-Stop Shop é uma oportunidade para realizar, de forma integrada, a reestruturação e otimização dos processos de despacho e logística de cargas. “Acho que vai facilitar a vida das empresas que movem a economia brasileira. Fizemos pesquisas com os usuários do setor, fomos aos portos e vimos quais eram os principais problemas para resolvê-los da melhor forma possível”, acrescentou.

          A reunião também autorizou a criação de um grupo de trabalho conjunto que detalhará o planejamento e a execução do projeto, bem como os participantes de cada agência. Além disso, foram discutidas as diretrizes do Serpro, braço de tecnologia que opera e desenvolve os dois sistemas e que vai operar a integração.

          Por sua vez, Piloni disse que o projeto se integra a outras iniciativas do portfólio. “Isso vai gerar maior eficiência para a operação portuária, junto com outras iniciativas de modernização e transformação digital dos portos brasileiros”, afirmou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário