quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Gargalo na indústria do transporte marítimo global prejudica exportações chinesas


 

          O gargalo na indústria de transporte marítimo global está testando a resiliência dos exportadores chineses, que impulsionaram a recuperação econômica do país ao produzir bens para atender à crescente demanda global durante a pandemia de Covid-19. Essa demanda nos últimos meses excedeu a capacidade de uma indústria de navegação global que foi contida por medidas de segurança devido à pandemia. Os exportadores chineses vêm pagando taxas muito mais altas e lutando para encontrar contêineres para seus produtos, relata o Wall Street Journal.

          Chen Yang, que dirige uma unidade de comércio de têxteis em uma empresa estatal na cidade de Hefei, no sul do país, disse que a empresa, que exporta principalmente para os Estados Unidos, resistiu à pandemia e à Guerra Comercial EUA-China. , mas deverá perder dinheiro em 2020, em parte devido a um forte aumento nos custos de envio. Um contêiner de 40 pés que chegou ao porto de Charleston, Carolina do Sul, em dezembro custou a Yang cerca de US $ 7.500, contra US $ 2.700 em abril, disse ele. Você também deve reservar espaço no navio com pelo menos 20 dias de antecedência, mais que o dobro do tempo normal.

          O problema foi agravado pelo desequilíbrio cada vez maior no comércio mundial. Em novembro, a China registrou um superávit comercial recorde de US $ 75 bilhões, impulsionado pela forte demanda dos consumidores ocidentais antes da temporada de férias, que compram de tudo, de eletrônicos a móveis e bicicletas.

          Os principais portos dos Estados Unidos importaram 2,21 milhões de TEUs, um aumento de 17,6% em relação ao ano anterior e bate recorde desde que a Federação Nacional de Varejistas passou a rastrear as importações em 2002. Os fretes de contêineres da Ásia para os Estados Unidos atingiram um recorde em setembro e os da Ásia para a Europa atingiram uma alta em 10 anos em dezembro. (imagem do Porto de Shanghai, o maior do mundo)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário