quarta-feira, 6 de março de 2019

Votorantim investe em porto e cabotagem para ampliar atuação na Região Norte


          A Votorantim Cimentos vem investindo em logística para ampliar sua atuação na região Norte. Em fevereiro deste ano, a empresa inicou operação de cabotagem com navio exclusivo na costa brasileira e agora prevê a inauguração de um novo centro de distribuição em Santarém, no Pará. A empresa iniciou operação de cabotagem após compra de terminal portuário em Manaus (AM), em 2018, visando ampliar a presença no mercado local de abastecimento de cimento e facilitar o recebimento, armazenamento, ensacamento e venda do produto.
          Com investimentos de R$ 100 milhões, a aquisição do terminal portuário em Manaus é parte do plano de expansão da companhia e marcou a entrada da Votorantim Cimentos em Roraima e no Amazonas. O cimento que vai abastecer a região Norte é produzido na unidade de Laranjeiras (SE). Para viabilizar a nova operação, a empresa investiu R$ 12 milhões na reforma de silos localizados no porto de Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju (SE).
          O transporte pelo modal aquaviário do cimento entre Barra dos Coqueiros e Manaus (AM) tem capacidade de 20 mil toneladas e ocorre em aproximadamente dez dias. O navio Cement Carrier transporta apenas cimento a granel e é capaz de carregar uma carga de mil toneladas por hora. Outra característica, segundo a Votorantim, é a ausência do contato do produto com o meio ambiente, mantendo-o protegido e permitindo que a embarcação siga viagem sem paradas em função do mau tempo.  A empresa compara que, se essa carga fosse transportada por rodovia, seriam necessários em torno de 500 caminhões, que gastariam três vezes mais combustível e emitiriam 25 vezes mais CO2.
          O novo centro de distribuição em Santarém está previsto para iniciar operação no segundo semestre de 2019. O armazém terá capacidade para expedir 10 mil toneladas de cimento por mês. O objetivo da companhia é que o cimento produzido na fábrica de Primavera (PA) seja enviado para Belém, de onde seguirá por balsa para essa nova unidade em Santarém, sendo distribuído para os clientes da região Norte. “A logística é uma área estratégica e um dos nossos diferenciais competitivos no atendimento aos nossos clientes e no abastecimento de novos mercados nos quais nossa presença ainda não era significativa. Com esses investimentos, fortalecemos nossa atuação na região Amazônica”, disse o diretor de logística da Votorantim Cimentos, Alisson Forti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário