quarta-feira, 27 de março de 2019

Codesp terá mais autonomia para administrar o Porto de Santos


          A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), depois de autorizada pelo governo federal, está mantendo contato diário com Brasília para alinhar questões e, cada vez mais, ganhar autonomia. A expectativa é de que o processo para a descentralização da gestão do Porto de Santos seja concluído em um ano
          A expectativa é de abertura de concessões para diversos serviços, que serão fiscalizados. Com isso, a empresa pode focar na administração e gestão do Porto. A questão foi pauta da reunião entre o deputado federal Junior Bozzella (PSL) e o diretor-presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho.
           O executivo disse que após a formação de uma equipe técnica e sem indicação política – o que representa o inicio desse processo –, a Codesp passará por um saneamento, com corte de custos. “Teremos mão mais firme na área comercial, vamos rever os contratos e, tudo isso, migra a empresa para um estágio de maturidade e saúde financeira, o que pavimenta a possibilidade da abertura de capital na Bolsa de Valores”, adiantou o diretor-presidente.
          Segundo Carvalho a abertura de capital aumenta a participação privada dentro da Codesp. “Obviamente ela [empresa] continua sob controle do estado, mas, para decidir as próximas diretorias, vamos ter que fazer uma composição com o setor privado, blindando a diretoria de indicações com viés político”, explicou.
          O presidente da Codesp destacou que maximizar a atividade econômica no cais santista melhora a relação Porto-cidade, com participação de postos de trabalho e a inserção de empresas, “hoje satelitais” (em torno) na cadeia produtiva, dentro do Porto. “O importante é a autoridade portuária enxergar o Porto como um todo e não só a poligonal. O fato de encararmos os clientes de forma equânime [igual] é uma abordagem que também beneficia a região”, argumentou.
          Bozzella é titular da Comissão de Viação e Transportes (CVT), assim como a deputada Rosana Valle (PSB). Ele explica ter papel de interlocutor nesse processo, o que envolve todas as partes integrantes do Porto: trabalhadores, empresários, associações, autoridades e governo.
          “Foi a minha primeira agenda oficial com o presidente da Codesp”, disse, ressalvando que antes do encontro com Carvalho já vinha tratando sobre a descentralização com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Já está tudo mais ou menos maturado, mas existem tópicos importantes a serem discutidos”, diz Bozzella, garantiu. Entre eles, citou um espaço para que os caminhoneiros estacionem, a ampliação do trecho Perimetral, a dragagem do canal de navegação, além das concessões, temas que continuarão em pauta ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário