quinta-feira, 28 de março de 2019

Primeira feira de contêineres do país acontecerá em abril em São Paulo


          São Paulo sediará entre os dias 10 e 14 de abril, no Expo Center Norte, a primeira feira dedicada ao mercado de contêineres do país, a Expo Container City. Além de apresentar uma minicidade construída com contêineres, contará com um ciclo de palestras comandado por especialistas do setor que discutirão segurança, sustentabilidade, orçamento, tecnologia, instalações, normas técnicas e jurídicas, design e decoração, entre outros.
          Cada vez mais surgem novas formas de morar ou de construir um novo empreendimento por meio da construção modular. O contêiner, que é uma estrutura usada principalmente para o transporte e armazenamento de mercadorias, e que já há alguns anos vem conquistando vários países pelo mundo afora, atualmente é na construção civil o modelo mais rápido, moderno, sustentável e barato.
          Aliás, em se tratando de custos e por descartar fundações, o processo de construção é simples e exige menos material do que uma obra tradicional. Vale lembrar que, mesmo se tratando de uma “caixa gigante”, há inúmeras formas de usar o container, que é flexível e pode ser pensado como um imenso “lego”, capaz de formar grandes estruturas e atender os mais diversos tipos de projetos, como edifícios, escritórios e até apartamentos de luxo. 
           Há vários tipos de contêineres. Os mais comuns são o standard, usados para cargas, os high cube, que são os mais altos, os dry, mais básicos, e os refeer, que são refrigerados. Medem entre 3, 6m e 12 m, por 2,5 m de largura. O desempenho de sua estrutura não é muito diferente de uma casa comum, necessitando de manutenção, mesmo atendendo todas as normas de segurança e conforto.
         A Expo Container City chega para apresentar projetos inovadores e proporcionar ao público a experiência de morar, trabalhar e se divertir em estruturas construídas com contêineres. Casas, lofts, lanchonetes, piscinas, escritórios, banheiros e ambulatórios são algumas das estruturas montadas para o evento, que contará com contêineres marítimos e modulares.
           Entre os expositores estão a Compass, líder no segmento de venda e locação de contêineres marítimos, RF Leasing, empresa inglesa especializada na locação e venda de contêineres refrigerados, Lafaete, empresa que atua na locação e desenvolvimento de projetos em contêineres, principalmente para os setores de food service, mineração, hotelaria, comércio e construção civil.
           Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte, ressalta a importância da Expo Container City como forma de difundir uma tendência mundial. “No exterior, a reutilização de contêineres marítimos para a construção de projetos residenciais e comerciais já é bastante disseminada. Além de praticidade e melhor custo x benefício, a solução tem como uma de suas principais vantagens a sustentabilidade, uma vez que ocorre o reaproveitamento de materiais. Estamos muito contentes em receber o primeiro evento do segmento no País”, afirma Ventura. A entrada para a Expo Container City é gratuita e para o ciclo de palestras há necessidade de inscrição por meio do site https://expocontainercity.com.br/palestras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário