sexta-feira, 16 de março de 2018

Terminal Contesc em Triunfo ganha nova embarcação e amplia operação



            O Contesc, terminal de navegação interior para contêineres do Grupo Wilson Sons, recebeu uma nova embarcação no início deste ano, para atender crescimento da movimentação de cargas entre Triunfo e o Tecon Rio Grande. Com capacidade de 150 teus, a Trevo Roxo foi contratada da Navegação Aliança e vai operar junto com a barcaça Guaíba de 170 teus, que ao longo de 2017 registrou índices de ocupação superiores a 95%.
           Agora, o número de viagens entre o terminal localizado em Triunfo e o Porto do Rio Grande passa de duas para quatro saídas semanais. As principais cargas movimentadas são congelados, resinas, glicerina, utensílios domésticos, partes e peças, móveis, compensados e sucata. Os produtos – de importação, exportação e cabotagem – têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Serafina Corrêa, Triunfo, entre outras.
       Inaugurado em outubro de 2016, o Contesc se consolidou como solução logística para o mercado. Em 17 meses, ultrapassou a movimentação de 20 mil teus e retomou o transporte de contêineres pelo Rio Jacuí. “Com o modal hidroviário, conseguimos alavancar projetos a custos menores, reduzir riscos de acidentes e avarias nas cargas, além de contribuir com a diminuição de emissão de gases do efeito estufa”, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.
       Entre os serviços disponibilizados pelo Contesc está a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém. Esse processo gera uma economia de até 20% para os clientes no transporte de cargas. A atividade, que começou em maio de 2017, registrou um total de 1.230 contêineres estufados até fevereiro de 2018.
        Como o Contesc opera integrado ao Tecon Rio Grande, os clientes importadores contam ainda com outra facilidade: os produtos podem chegar já nacionalizados ao terminal em Triunfo. As cargas são estocadas no armazém e, depois, distribuídas fracionadas ou completas aos clientes.
        Antigo Terminal de Santa Clara Píer IV, a unidade foi reinaugurada com nome de Contesc, após sete anos fechado. Com capacidade de 100 mil teus, o terminal está a 360 km do Porto do Rio Grande, em uma região com grande potencial no Rio Grande do Sul, um mercado de 180 mil teus em um raio de 120 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário