domingo, 4 de março de 2018

Navio "verde" da Vale faz primeiro embarque no Brasil, no Porto de Tubarão

       O primeiro navio graneleiro VLOC (very Large Ore Carrier) de segunda geração realizou seu primeiro embarque no Porto de Tubarão, Espírito Santo. O "Yuan He Hai", com capacidade para 400 mil toneladas, é a primeira embarcação do tipo a entrar em operação em uma frota de 32 unidades, que vai atender o transporte transoceânico de mineral de ferro, em especial na rota Brasil-China.
       Os novos VLOC, mais eficientes e sustentáveis, foram construídos a pedido da Vale, mantendo o transporte de cargas por via marítima da empresa como um dos mais eficientes do mundo em relação a emissões. Eles emitem entre 15% e 20% menos gás carbônico que as embarcações do tipo "Valemax" tradicionais.
       Projeto pioneiro da companhia brasileira, os "Valemax" emitem 35% menos CO2 na comparação com os navios do tipo "capesize", que eram utilizados anteriormente no transporte de minerais. Têm capacidade de carga de 180 mil toneladas.
      O "Yuan He Hai" atracou no terminal brasileiro domingo, 25, e permaneceu um dia e meio em operação até ser carregado e seguir viagem para a Ásia. Os outros 31 navios de 400 mil toneladas serão entregues à Vale até o final de 2019.
    Agora, a Vale negocia contratos que resultarão na construção de novos navios de 325 mil toneladas, autodenominados "Guaibamax". "Consideramos que estas embarcações incorporam o que há de mais avançado em tecnologia para eficiência e inovação ambiental na área. O Guaibamax, por exemplo, será equipado também com um sistema de limpeza de gases de descarga que permitirá eliminar até 99% das emissões de azufre na atmosfera", explicou a diretora de navegação da Vale, Renata Costa. Entre 70% e 74% dos grandes navios que transportam cargas para a Vale com capacidade superior a 180 mil toneladas operam na rota Brasil-China.

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