quarta-feira, 28 de março de 2018

Exportações da Maersk em contêineres na Colômbia cresceram 5% em 2017

         As exportações em contêineres da Maersk Line em 2017 cresceram 5% na Colômbia. O volume resultou principalmente das cargas agroindustriais como a banana , 27,9%. e o abacate, 15,4%, afirmou o diretor de vendas da companhia dinamarquesa para a região, Nino Jépez.
         "É um avanço para o produtor local. Tradicionalmente se utilizava navios de grandes dimensões e um produtor pequeno não podia usar esta modalidade como fazem as multinacionais. O contêiner permite a expansão da exportação e mais benefícios para o país", defendeu ele.
        A indústria agrícola dinamizou, em sua maioria, as vendas nos três primeiros trimestres de 2017 com a abertura de novos mercados, o que marcou o crescimento. Alguns dos destinos que se consolidaram como compradores no ano passado foram Marrocos (364%), França (140%), Eslovênia (75%), Rússia (60%) e Suécia (28%).       
        Segundo Yépez, durante o ano passado se refletiu no setor a efetividade dos tratados de livre comércio (TLC), firmados pela Colômbia com outros países, pois entre a abertura de novas rotas e a consolidações dos convênios comerciais, com os produtos logrando um crescimento de 12%. As vendas a países da Ásia tiveram um aumento de 12,8%, principalmente com a exportação de carne (188%), madeira (186%) e flores (87%).
        O diretor de vendas da Maersk explicou que em relação às importações o panorama é diferente, ocorrendo um crescimento modesto de 1,1% em 2017. Ele atribuiu o fato a desconfiança dos consumidores, a atitude conservadora dos comerciantes e a reforma tributária.
         Entretanto, analistas projetas que em 2018 poderá haver um incremento das importações também, chegando ao patamar de 4%. "Estamos observando um crescimento no mercado de consumo que estava muito deprimido no ano passado, mas têm perspectivas mais positivas para este ano", especulou o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário