segunda-feira, 5 de março de 2018

Antaq divulga nota criticando declaração de ministro do TCU sobre normas adotadas no afretamento

         A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) lamentou a declaração do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que utilizou a expressão “coisa de mafioso” durante sessão em que os ministros decidiram, por 5 votos a 3, pela suspensão parcial da resolução 01/15 da agência. A norma, que trata do afretamento de embarcações, é questionada pela Posidonia Shipping na justiça. A empresa se diz prejudicada por alguns servidores da agência e denuncia a formação de um suposto cartel no segmento de cabotagem que seria formado por empresas de grande porte.
         Ao tomar conhecimento por meio dos veículos de comunicação de grande circulação nacional sobre a declaração do ministro Bruno Dantas,  a Antaq divulgou nota oficial em que afirma "lamentar a infeliz expressão “coisa de mafioso” utilizada para externalizar seu sentimento no Plenário da Corte, acerca de medidas legais adotadas pela Autarquia sobre o segmento de afretamento de embarcações."
       "Tal declaração ataca substancialmente a reputação dos servidores públicos que formam o quadro de excelência da Autarquia. Sem exceções, tais agentes do Estado exercem suas atividades regulatórias – de elevado grau de especialização e complexidade –, respeitando todo o ordenamento jurídico brasileiro", destaca a nota.
         "A Antaq tem autonomia e poder normativo técnico para editar regulamentos relativos à prestação de serviços de transportes aquaviários. Nas ocasiões em que a agência pretende editar uma norma ou revisá-la, preza sempre pelo debate ao realizar audiência e consulta públicas para obtenção de informações e subsídios vindos do setor regulado e de toda a sociedade civil, assegurando a competitividade", garante a nota.
         "Historicamente, a agência reguladora convive bem com divergências de interpretação e de entendimentos com os mais diversos atores, incluindo, principalmente, às empresas reguladas, órgãos de controle, Poder Judiciário e a sociedade civil organizada. A Antaq preza pela transparência e pelo diálogo e trabalha com Agenda Positiva, dando resultados satisfatórios ao setor desde a sua implantação", segue o documento.
         A nota da Antaq reafirma "o firme compromisso da agência com a democracia, com o respeito à separação de poderes e com a regulação técnica e eficiente e, sobretudo, isonômica. O modo de agir da Antaq garante fundamentalmente os direitos dos usuários, o fomento da competitividade entre os operadores do setor, bem como o crescimento e o desenvolvimento do País", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário