segunda-feira, 17 de abril de 2017

Temer vai devolver controle do Complexo de Suape ao Governo de Pernambuco até o final do mês

         O presidente Michel Temer revelou que devolverá o Complexo Portuário e Industrial de Suape ao controle do governo do Estado de Pernambuco no dia 27 de abril. A confirmação foi dada ao vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, em audiência em Brasília (DF). O secretário adiantou ainda que o presidente virá a Pernambuco na data para assinar o decreto que devolve a autonomia sobre as licitações do Porto de Suape ao executivo estadual.
        A decisão do Planalto era esperada pelo governo pernambucano por dar celeridade aos processos e ao tratamento de contratos no Complexo, travados desde 2013, quando entrou em vigor a chamada Lei dos Portos. Desde então, o comando passou para o governo federal, via Secretaria Especial de Portos. A data da chegada do presidente também foi confirmada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.
       Os ganhos de celeridade com o decreto são tantos que a administração de Suape já antecipou a licitação para atualizar o projeto para realizar os Estudos de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira do Tecon 2, que será o segundo terminal de contêineres e que vai mais que dobrar a capacidade de movimentação desse tipo de carga. Já são cinco empresas interessadas, inclusive. Seguindo o cronograma, a estimativa é licitar a empresa que vai construir o Tecon já no primeiro semestre de 2018, um investimento de R$ 1 bilhão do setor privado, escalonados em cinco anos. O vice-governador do Pernambuco e que acumula a pasta de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, será um dos anfitriões e destacou não saber detalhes do decreto, nem se ele vai atender também o Porto do Recife.
         Em operação, o terminal de contêineres pode movimentar até 1 milhão de TEUs. Um TEU representa a carga padrão de um contêiner marítimo de 20 pés. A diretoria do complexo já realizou uma série de visitas a empresas que operam terminais em outros portos para construir um ambiente de negócio atrativo e com baixo risco. O primeiro terminal de contêineres do complexo, atualmente, movimenta 700 mil TEUs por ano.
         De acordo com o presidente de Suape, Marcos Baptista, o Tecon 2 será instalado numa área com 900 metros de cais (com 2 berços para atracação) e com uma retroárea de 250 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão da área. “Com a gestão sob nossa responsabilidade, o Tecon 2 é o nosso foco e onde estamos depositando energia com mais força”, garante, citando que o trabalho e o desafio será “vender” Suape com a vocação que ele tem, de ser um Hub Port de características singulares, em um momento de restrição e incerteza na economia.
         “Nenhum outro porto tem as condições de Suape. Capacidade de armazenamento, localização, margem de expansão. As empresas entendem isso, mas queremos tratar com clareza, segurança em contratos e no ambiente, para que o momento de recuo em investimentos por parte do setor privado seja minimizado, até porque entendemos que ele não pode se sacrificar. Estamos ouvindo para trabalhar em criar condições para que os riscos sejam mitigados e que o contrato seja um bom negócio para ambos”, ressaltou.
         No mês passado, o presidente Michel Temer liderou uma comitiva que visitou o Sertão de Pernambuco. Na cidade de Sertânia, ele participou da inauguração parcial do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, de onde seguiu para Monteiro, na Paraíba. Tanto Sertânia como Monteiro serão atendidas pelo Eixo Leste do projeto, atualmente em testes de operação e com água nos mais de 200 quilômetros de canais e equipamentos que integram o semiárido nordestino às águas do Velho Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário