terça-feira, 4 de abril de 2017

Latam Cargo Brasil ampliará capacidade de transporte de produtos de seus cargueiros



         A Latam Cargo Brasil registrou nos dois primeiros meses do ano um avanço de 6% na movimentação de cargas domésticas e um aumento de 2.3 pontos percentuais no market share da companhia em fevereiro na comparação com janeiro deste ano. Além disso, os cargueiros da empresa também ampliaram em cinco pontos percentuais a quantidade transportada em uma de suas das principais rotas, Guarulhos-Manaus, considerado um aumento significativo.
         Diante desse cenário positivo, a empresa aumentará a partir deste mês a capacidade de transporte de suas aeronaves para atender o crescimento da demanda no trecho Manaus-Guarulhos-Manaus. O anúncio ocorre durante a 23ª edição da Intermodal, que ocorre entre 4 e 6 de abril em São Paulo. 
           A Latam Cargo passará a operar o transporte de cargas em aviões para passageiros modelos Boeing 777 e 767, com capacidade de 30 toneladas em seus porões, para algumas frequências semanais, em substituição aos atuais A320, com capacidade para 2,5 toneladas. Além dos porões das aeronaves comerciais, a LATAM Cargo opera com aeronave cargueira uma frequência diária, somada a uma frequência extra às terças, quintas e aos sábados.
          O crescimento já reflete uma melhora na produção industrial do polo da Zona Franca de Manaus, o que antecipa a recuperação da demanda nas demais regiões do país, de acordo com o diretor-geral da companhia, Luis Quintiliano. 
          “Manaus é um termômetro para nós do que acontecerá no país. Sentimos que lá foi a primeira região a apresentar retração, quando a economia desacelerou, e agora antecipa a recuperação”, afirma o executivo.
         Por conta disso, o mercado na capital amazonense apresentou um crescimento de 10% em fevereiro de 2017 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os reflexos da melhoria de movimentação de cargas também já resultaram na ampliação da utilização da capacidade dos novos terminais de Belém e Fortaleza, em 20% para ambos, no mesmo período. 
         “Isso mostra que estávamos certos quando decidimos manter os investimentos da companhia mesmo no período de crise para, quando o mercado voltasse a crescer, nós estivéssemos preparados”, ressalta Luis Quintiliano. Desde 2013, a companhia investe R$ 94 milhões num plano de negócios que envolve reforma e construção de novos terminais, bem como em segurança e tecnologia. Neste ano também estão previstas as inaugurações dos terminais de Curitiba (PR), com investimentos de R$ 2,6 milhões, Belo Horizonte/Confins (MG), R$ 500 mil, e Imperatriz (MA), R$ 390 mil.
          Outra estratégia considerada acertada pela empresa foi de investir no transporte de produtos de maior valor agregado, como fármacos, autopeças e peças industriais para reforçar a rentabilidade das operações. O resultado foi tão positivo que essas mercadorias já são as mais transportadas pela companhia nas rotas domésticas, representando 50% do total de cargas movimentadas.

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