terça-feira, 4 de abril de 2017

ANP do Uruguai vai licitar instalações de movimentação de contêineres no Porto de Montevidéu

         A ANP (Administración Nacional de Puertos), do Uruguai, decidiu licitar as instalações de movimentação de contêineres no Porto de Montevidéu. Foram incluídos os serviços de refrigeração, que envolvem os dois principais operadores portuários que atuam no país: a belga Katoen Natie, controladora do Terminal Cuenca del Plata (TCP), do qual a estatal detém 20% das ações, e a Montecon, maior operadora dos molheres públicos.
        A diretoria da ANP adiantou que o edital envolverá três áreas nas zonas de armazenagem do porto da capital uruguaia. Segundo o diário de Montevidéo, El País, a expecttiva é de que as licitações se realizem antes do final deste ano e que os valores alcançados sejam o mais amplo possível, tanto para as instalações de contêineres refrigerados, como para as demais..
        Cabe lembrar que a Montecon foi autorizada em 2015 a instalar tomadas elétricas no cais público, mas em dezembro do ano passado, a autoridade portuária revogou a permissão, o que levou a empresa a entrar com uma demanda judicial. Após a revogação, o governo realizou licitação para a área, que foi vencida pela Dervalix, mas a situação está sub judice.
          Já a Katoen Natie protestou contra o imblóglio e sustentou que sua competidora atuaria de forma irregular. O vice-presidente da ANP, Juan J. Dominguez, reconheceu que "há uma quantidade enorme de reefers funcionando" nos molhes públicos, que, em sua maioria, pertencem à Montecon.
           Ele assinalou que esta situação terminará quando a Dervalix começar a operar com seus equipamentos - o prazo para início dos serviços é de um ano. O executivo acrescentou que tudo ficará ainda melhor quando as outras licitações forem anunciadas.
           O diretor da autarquia, Juan Curbelo, indicou que a definição da ANP "está a caminho". Mas não informou as datas. Em fevereiro, o Porto de Montevidéu movimentou 42.592 contêineres, um aumento de 1,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2016, as operações no complexo portuário da capital uruguaia tiveram expansão de 5% em relação ao ano anterior.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário