quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Projeto Mulheres na Exportação da Apex-Brasil envolve mais de 1.300 empresas

         A Apex-Brasil desenvolve o projeto Mulheres na Exportação, que prevê iniciativas de sensibilização, capacitação e promoção de negócios internacionais para empresas lideradas por mulheres. Em 2016, 1360 empresas foram sensibilizadas para o tema da exportação. O projeto inseriu o debate nos encontros Café com Empreendedoras, reuniões mensais realizadas pela Rede Mulher Empreendedora.
         Em outra ação de grande destaque do projeto Mulheres na Exportação em 2016, 47 empresas participaram de 196 reuniões de negócios com oito tradings (comerciais exportadoras) e sete compradores estrangeiros. O resultado foi de US$ 7,8 milhões em expectativa de novos negócios. A iniciativa ocorreu em outubro durante o Fórum Empreendedoras, em São Paulo.
          Além da rodada de negócios, a Agência realizou mentorias e integrou as discussões do painel sobre exportações do Fórum, que reuniu 750 empreendedoras. Segundo Adriana Rodrigues, Coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, o resultado é relevante por fazer parte de um projeto dedicado exclusivamente a mulheres empreendedoras. "Este é um número a ser celebrado porque coloca as mulheres em evidência. São raros os eventos em que acontecem ações de negócios deste tipo entre empresa produtora e comprador", destacou.
           O maior volume de negócios com compradores internacionais aconteceu nos setores de alimentos saudáveis e funcionais, moda (roupas esportivas, confecções e acessórios) e cosméticos, com compradores oriundos do Peru, Colômbia e Panamá. Atualmente, entre as empresas apoiadas pela Apex-Brasil em 2015 e 2016, 3,5 mil são lideradas por mulheres, ou seja, mulheres são suas proprietárias ou ocupam posições de liderança e de tomada de decisão.
          Para 2017, um dos principais objetivos do projeto é ampliar a identificação e a divulgação de oportunidades para empresas brasileiras lideradas por mulheres atuarem no comércio exterior. Neste sentido, é importante que essas empresas conheçam algumas plataformas que fazem a conexão com compradores internacionais, que são:
         Plataforma tecnológica do Internacional Trade Centre (ITC) para conectar compradores internacionais a empresas lideradas por mulheres de diferentes setores de produtos e serviços. A participação se dá mediante cadastro no site.
          Comunidade criada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que permite às empresárias conectar-se diretamente para explorar oportunidades de negócios (compra/venda/alianças), networking, intercâmbio e obtenção de informações sobre eventos, cursos, e etc. A participação se dá por meio do cadastro no site.
          Instituição que certifica fornecedoras e as conecta à uma ampla base de compradores internacionais, que desenvolvem programas de diversidade e inclusão em suas cadeias globais e, neste sentido, compram de empresas lideradas por mulheres, principalmente dos setores de serviço, como o de economia criativa. A participação se dá por meio de processo de seleção e pagamento de taxa de certificação.
         Em relação à qualificação para as exportações, além do estímulo à participação nas ações já realizadas pela Apex-Brasil, com ênfase no PEIEX, em 2017 será dado início ao grupo Mulheres na Exportação na Plataforma Passaporte para o Mundo, onde as empresárias terão acesso a diversos conteúdos sobre comércio exterior. Para participar, a empresa deverá enviar e-mail para o endereço mulheresnaexportacao@apexbrasil.com.br.

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