terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Grupo Odfjell da Noruega assina contrato com o governo gaúcho para instalar unidade industrial em Rio Grande



              A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e o Grupo Odfjell, assinaram nesta terça-feira um contrato preliminar de Reserva de Área no Distrito Industrial de Rio Grande. A reunião ocorreu no gabinete do secretário Fábio Branco, em Porto Alegre. Estiveram presentes integrantes do Grupo Odfjell e o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A empresa é pioneira no transporte de químicos líquidos a granel.
          A área reservada pela empresa, que tem sede em Bergen, na Noruega, fica localizada no Distrito Industrial, módulo 7.3, e possui cerca de 43 mil metros quadrados. A reserva serve para que a empresa cumpra diversos requisitos para instalação em áreas industriais no Estado até que seja finalizada o processo de compra do terreno.
            "O Grupo Odfjell tem um grande histórico no Porto do Rio Grande sempre voltado à alta produtividade, eficiência e geração de empregos. Todas essas características renovam-se nesse interesse de área que só trará benefícios à cidade e ao Porto", explicou o superintendente.
         Atualmente, a empresa atende o Pólo Petroquímico instalado próximo a cidade de Triunfo e outras indústrias da região, sendo composto por  32 tanques pressurizados com capacidades variando entre 650 m3 a 5.000 m3, totalizando 60.800 m3, dos quais 6 tanques são em aço inoxidável. O parque de tanques está conectado a três berços de atração através de quatro linhas de cais pigáveis em aço inoxidável, sendo duas linhas para os dois berços no Píer Petroleiro e duas linhas para um berço no Píer da Braskem, além de tubulações para nitrogênio e retorno de vapores.  A empresa ainda opera o terminal da Braskem.
          Fundada em 1914, a Odfjell tem dez terminais na Europa, Estados Unidos e Ásia. Conta, ainda com quinze terminais na Argentina, Brasil, Chile e Peru. O Grupo norueguês acompanha a tendência de mudança de mercado dos químicos para os combustíveis. Com a inclusão de mais uma área no terminal de Rio Grande, pretende gerar empregos diretos e indiretos, aumentar o volume de carga movimentada no porto e promover a instalação de novas empresas no Rio Grande do Sul gerando impostos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário